Com a imersão dos consumidores na era digital, muitos optam pelas compras online na hora de obter aqueles produtos que desejam na Black Friday. Entretanto, segundo o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal, é preciso tomar alguns cuidados. Entre eles, a certificação da credibilidade do site em questão. Segundo a coordenadora do órgão, Mariane Bezerra Furuzala, a maioria das irregularidades encontradas são as “maquiagens de preços”. A prática consiste no aumento do valor de um item na véspera da data para depois criar uma promoção voltando ao valor original, ou seja, cria-se uma falsa ideia de economia. Caso constatado, a situação gera fiscalização e, em alguns casos, multas que podem variar de acordo com o grau de gravidade.
Nessa situação, a coordenadora orienta aos compradores em potencial a pesquisar em mais de uma loja do mesmo segmento. Se no meio disso o consumidor se deparar com preços mais baratos que o normal, é um indício para redobrar a atenção. “Outros aspectos que devem ser levados em consideração é se o site possui outros meios de contato, telefones, e-mails, endereço de loja física e CNPJ, isso evita que sejam vítimas de irregularidades”, expõe. Além disso, Mariane denota que é preciso focar nos valores cobrados com frete, já que, muitas vezes, o desconto oferecido na mercadoria é compensado no transporte. “Acaba fazendo com que a compra não valha a pena”, observa.
Porém, tudo tem um lado bom. Prova disso é que o meio online tem se saído como uma ótima opção para novos empresários ou para aqueles que querem elevar o alcance de seus produtos, afirma Guilherme de Oliveira Dutra, proprietário da Bring E-commerce, empresa responsável pelo desenvolvimento de sites e plataformas para lojas com vendas virtuais. Para ele, o novo mercado abriu espaço para maior concorrência e desenvolvimento dos produtos. “O alcance não tem limites, você pode oferecer seus serviços para pessoas de qualquer localidade e isso aumenta o faturamento”, explica. Em razão disso, explica que em Prudente a maioria das empresas que optam por esse modelo de venda são as que visam atingir maior número de pessoas.
A Salvatore Cosméticos é uma dessas. De acordo com o jornalista de marketing da empresa, Bruno Marques, o estabelecimento começou a trabalhar com e-commerce em 2016. Entretanto, embora obtenha um bom fluxo de vendas, para ele ainda existe muito o que ser feito. “Estamos ainda buscando uma plataforma ideal, sempre nos renovando para atender melhor a demanda”, explica. Exemplo disso é a Black Friday, que neste ano ganha uma programação especial da marca. “Vamos chegar ao mercado com boas chances de compra. As vendas online estão cada vez mais competitivas, então, temos que inovar sempre”, explana. Entre as novidades planejadas, Bruno adianta o desconto de até 50% em quase todos os produtos.
Comprando online
O prudentino Evandro Brandi Marques, 19 anos, realiza compras online há três anos. O motivo de abandonar as lojas convencionais foi a praticidade e a maior opção de preços baixos. “Além de ser cômodo, você pode comprar no conforto de casa. Sempre compro livros, eletroeletrônicos, roupas, tudo por um preço bem mais em conta do que nas lojas físicas”, relata. Porém, para que o costume não traga prejuízos, o jovem tem uma lista de itens que observa em um site antes de efetuar uma compra. Entre eles, destaca a análise dos comentários sobre a empresa em seções de “reclame aqui”. “Vejo as percepções das pessoas sobre aquele estabelecimento e observo a imagem do mesmo no mercado”, expõe. Por fim, sempre se mantém desconfiado de valores muito baixos ou de sites que não possuem CNPJ. “É o famoso ditado, santo de casa não faz milagre”, pontua.
Já Brenda Mariana de Oliveira, 20 anos, tem os sites como opções favoritas há dois anos. Entre os itens preferidos destaca livros, maquiagens e colecionáveis. A vantagem, conforme ela, é poder ter acesso a produtos que não são comuns no interior. “Tem colecionáveis, por exemplo, que eu só encontraria em São Paulo e por um preço bem maior do que os ofertados em sites”, explana. Quanto aos preparativos para a Black Friday, Brenda revela que pretende comprar um box de livros que almeja há meses, mas que fora da data “tem um preço muito salgado”, pontua.