A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) Unificada 2013, realizada em Presidente Prudente, reuniu na manhã de ontem funcionários de O Imparcial, integrantes da Caiado Pneus, Caiado Fiat, Bebidas Funada e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A palestra do terceiro dia, denominada "Motociclista", foi realizada pelo instrutor de cursos de educação e técnicas no trânsito do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Luciano Cenedese, que discorreu sobre o tema, abordando, sobretudo, questões relacionadas à pilotagem segura. Hoje, a programação segue com o técnico de Segurança do Trabalho, Odair da Silva Cavalcanti, que abordará "A importância do uso dos EPIs ".
Cenedese: "Falta de conscientização gera inúmeras mortes"
Conforme Cenedese, as estatísticas que revelam o número de mortes relacionadas a acidentes com motos no Brasil é divergente, porém, os dados são considerados altos. "De acordo com o Ministério da Saúde, o montante geral ultrapassa 40 mil mortes. Já para a seguradora Líder, os números chegam a mais de 50 mil", completa. Para o profissional, o indicador elevado de mortes é decorrente da falta de conscientização dos motoristas. "A palestra é voltada aos motoqueiros, no entanto, também serve como um auxílio para quem dirige outros veículos, e até mesmo para quem não trabalha com a motocicleta em si, mas vai com ela para o trabalho. O cuidado e a prevenção é um dever de todos", alerta.
Durante o evento, Cenedese discorreu sobre leis e também exibiu alguns vídeos, expondo acidentes e pessoas em situação inadequada. "Alguns indivíduos, depois de beber, consideram-se aptos à direção. No entanto, não percebem o quanto estão sendo irresponsáveis, não sabem o que estão fazendo", ressalta.
O profissional explanou também sobre a utilização dos equipamentos obrigatórios e das leis que regulamentam a profissão de motofrete, motoboy e mototaxista. "A Sipat reforça a conscientização das pessoas. Vi na plateia alguns integrantes da Fundação Mirim, que ainda não possuem habilitação, mas creio que, quando forem tirar carta, a partir da palestra e de outras iniciativas como esta, estarão mais conscientes em relação ao respeito no trânsito", afirma.
As palavras "respeito" e "conscientização" foram utilizadas diversas vezes por Cenedese. "Acredito que essa seja a base de uma nova forma de comportamento no trânsito. O respeito em relação à legislação, à vida e principalmente a si, aos familiares, empresa e amigos tem que ser o foco dos motoristas", acrescenta. Segundo Cenedese, as melhores iniciativas devem partir dos próprios condutores. "É importante se preocupar com quem está em casa, aguardando o seu familiar chegar são e salvo", finaliza.
Responsabilidade
O auditório do prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) encontrava-se cheio. Entre os participantes, estava o agente de saneamento ambiental da Sabesp, Valter Sabino, 42 anos. "Utilizo moto e carro para trabalhar e apesar de termos alguns cursos na empresa como de direção defensiva, creio que essa orientação seja importante para o nosso aprendizado", relata. As observações ressaltadas pelo palestrante chamaram a atenção do serviços gerais da Funada, Ricardo de Oliveira Silva, 34 anos. "Temos a oportunidade de saber novidades do meio. Além disso, a Sipat reforça a ideia da conscientização que precisamos ter no trânsito", diz. A entregadora do jornal O Imparcial, Elaine Regina Aires de Oliveira, 35 anos, considera a iniciativa interessante, e acredita que ações como essa deveriam atingir mais profissionais. "Precisamos estar atentos aos problemas. Na empresa, recebemos orientações sobre segurança, mas cabe a nós colocá-las em prática. Outras pessoas deveriam ter acesso a informações como às que recebemos aqui", sugere.
Últimos dias
A Sipat Unificada 2013 gira em torno da temática "Prevenção: vamos curtir e compartilhar essa ideia". Hoje, as atividades continuam com uma discussão sobre "A importância do uso dos EPIs ", de responsabilidade do técnico de Segurança do Trabalho, Odair da Silva Cavalcanti.
As palestras terminam amanhã, onde, excepcionalmente, as atividades iniciam às 14h. Além do sorteio de brindes e apresentação de hip hop, os participantes terminarão o ciclo das atividades com o professor de Educação Física, Paulo Cezar da Costa Leite, que também é fisioterapeuta e fisiologista. Na ocasião, ele explanará sobre "Pilares de uma vida saudável".