No domingo, o tema Folclore Brasileiro favoreceu a criatividade dos participantes que fizeram bonitos papagaios para participar da 36ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri de Presidente Prudente, no Kartódromo da Cidade da Criança.
A chefe administrativa de O Imparcial, Vania Nilva Ferreira, que foi uma das juradas a escolher o mais bonito da categoria Temático e a Maior Pipa, disse que foi difícil, pois realmente foram muito bem confeccionadas evidenciando personagens icônicos do folclore brasileiro como o travesso Saci Pererê, o Boi-Bumbá, a sereia Iara, que segundo a lenda indígena era a filha de um pajé bastante conhecida por ser uma grande guerreira, a Boiuna, que é uma cobra gigantesca, entre outros tantos ganharam rabiolas e saíram do solo para encantar no céu azul.
Para ficar mais interessante, vamos a uma curiosidade. Dizem os contadores de histórias, que a Boiuna, Mboi-Una, conhecida também como cobra-grande, mãe-do-rio ou senhora-das-águas é um mito amazônico de origem ameríndia. Ela é descrita como uma enorme cobra escura capaz de virar as embarcações, que pode imitar as formas das mesmas e ainda atrair náufragos para o fundo do rio ou assumir a forma de uma mulher.
CATEGORIA TEMÁTICO
1º Colocado – Jennifer Lopes Santana de Presidente Prudente
Ganhou uma bicicleta da Acipp (Associação Comercial e Empresarial), um headfone da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), uma camiseta Stetsom e um Kit Thor
2º Colocado – Antônio Mudrei Correia de Presidente Prudente
Ganhou uma passagem Andorinha, brinde Unoeste, Kit Thor e camiseta Stetsom
CATEGORIA MAIOR PIPA
1º Colocado – Daniel Junior de Presidente Prudente
Ganhou uma bicicleta da Acipp, um headfone da Unoeste, uma camiseta Stetsom e um Kit Thor
2º Colocado – Antônio Vinicius Fernandes Correia de Presidente Prudente
Ganhou uma passagem Andorinha, brinde Unoeste, Kit Thor e camiseta Stetsom
CATEGORIA SURPRESA
Vagner Damaceno de Presidente Prudente
Foi presenteado com um Kit Thor e camiseta Stetsom