A carateca prudentina Valéria Kumizaki disputará a 29ª edição do Pan-Americano de Caratê Sênior – acima de 18 anos –, em Toronto, no Canadá, entre os dias 19 e 21 deste mês. A atleta, que mantém os treinos na capital da Alta Sorocabana, encara a categoria kumitê
(combate), menos de 55 kg (quilos), e possivelmente o kumitê por equipes, que será definido após a luta individual pela organização do campeonato e também pela comissão técnica da seleção brasileira. Neste evento, a atleta terá um novo patrocinador.
O evento é organizado pela PKF (Federação Pan-Americana de Karatê na sigla em inglês). A carateca partirá neste domingo para a metrópole canadense, onde deve seguir com a aclimatação e os treinamentos até a data da competição, que será iniciada na próxima quinta-feira.
Após acordo, carateca (centro) aparece com os diretores do Estrela, seu novo patrocinador
Para a preparação visando o Pan-Americano, Kumizaki e outros 19 atletas da seleção brasileira de caratê estiveram em treinamento em Pouso Alegre (MG), entre 23 de fevereiro e 1º de março. "Foram 10 meninas e 10 rapazes, ao todo. Todos vamos representar o Brasil nesta disputa", comenta a lutadora.
Ela diz que tem treinado duas vezes ao dia, manhã e tarde, e nestas duas semanas que antecipam a competição, os trabalhos têm sido mais específicos para o Pan. A carateca relata também que se sente confiante, pois há poucos meses acaba de retornar da Europa e de um país do Oriente Médio, onde competiu e treinou. "Em janeiro estive em competições e treinamentos na França, Dubai, Suécia e Holanda, nesta ordem. As expectativas são boas. É bom acreditar. Foi um mês e uma semana de treino pesado", revela.
A carateca coleciona diversos títulos, entre eles, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e quatro anos depois assegurou o bronze nos Pan de Guadalajara. Também foi campeã de outras edições do Pan-Americano Sênior, venceu várias vezes a Copa Brasil e conquistou o título geral, em 2013, do Circuito Mundial da Primeira Divisão, organizado pela WKF (Federação Mundial de Karatê na sigla em inglês), no kumitê, menos de 55 kg.
Incentivo a mais
Kumizaki passa a receber o patrocínio da rede de Supermercados Estrela. A carateca fechou na semana passada e a viagem de ida e volta para o Canadá, no valor de R$ 3 mil, já é custeada pela empresa. "Estou contente em formar esta parceria. Ainda não tinha este apoio fechado e será muito importante para eu prosseguir com os torneiros", declara ela, emocionada. De acordo com a atleta, o patrocínio não foi selado em valores fixos, mas a rede se comprometeu em ajudá-la, de forma pontual, durante o ano de 2015.
SAIBA MAIS
PATROCÍNIOS
Além do patrocínio dos Supermercados Estrela, a carateca prudentina Valéria Kumizaki recebe ainda o apoio do Fundesporte (Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte) do governo de Santa Catarina. Os interessados em ajudá-la podem manter contato pelo e-mail da atleta:
[email protected].