A COP é um evento anual promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reúne representantes de todo o mundo, entre eles, diplomatas, governos e membros da sociedade civil, com o objetivo de discutir e organizar as iniciativas sobre os impactos das mudanças climáticas.
No dia 30 de novembro, teve início a 28ª Conferência das Partes, nos Emirados Árabes Unidos, onde a Convenção do Clima se reúne mais uma vez. “A COP28 é uma excelente oportunidade para repensar e reorientar a agenda climática. Juntos, priorizaremos os esforços para acelerar as reduções de emissões por meio de uma transição energética pragmática, reformar o uso da terra e transformar os sistemas alimentares. Trabalharemos para mobilizar soluções para países vulneráveis, operacionalizar perdas e danos e realizar a Conferência mais inclusiva possível”, disse Sultan Ahmed Al Jaber, presidente da COP28.
O evento tem como objetivo revisar os posicionamentos e ações de cada país, além de revisitar o inventário de emissões. Na oportunidade, os países aproveitam para discutir como estabilizar as concentrações de gases estufa lançados à atmosfera. Tendo como base essas informações, há uma tentativa de avaliação das melhorias alcançadas e das novas medidas a serem implementadas como estratégias.
A COP começou em 1995, em Berlim. Ali, foi a primeira grande investida da ONU para incluir o setor privado nas discussões ambientais. Durante as conferências, algumas iniciativas ambientais relevantes foram criadas, como o Protocolo de Quioto, que propôs metas de contenção das emissões de gases estufa na COP3; o Fundo Verde do Clima na COP16, para conseguir recursos, principalmente pensando nos países vulneráveis; o Chamamento de Lima para a Ação sobre o Clima na COP20, no apoio de projetos para diminuir as emissões; e o Acordo de Paris, durante a COP21, que é uma mobilização global para limitar o aquecimento global em até 1,5ºC.
Outros temas têm grande relevância nas discussões, como a regulação do mercado global de carbono e a transição para a economia de baixo carbono, agricultura sustentável e o reflorestamento.
Fonte:
1) https://exame.com/esg/entenda-o-que-e-cop28-o-proximo-grande-evento-da-agenda-climatica-mundial/