Conexão indissolúvel

OPINIÃO - Homéro Ferreira

Data 12/09/2024
Horário 05:00

A presença da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em todos os setores e quadrantes geográficos de Presidente Prudente resulta na composição harmônica com sentido de cidade e universidade como uma coisa só. Elo indissolúvel por varias razões, incluindo que em todo lugar tem egresso, estudante, alguém que se vale ou se valeu de algum serviço, gestores, funcionários e professores...
Através da extensão a instituição se posiciona como campo aberto ao atuar além de seus espaços de ensino e de pesquisa científica. Embora a extensão também ocorra no âmbito interno, tanto quanto o ensino se expande para fora das salas e a produção de novos conhecimentos caminha por todo lugar.
Instituição de ensino superior avaliada com o conceito máximo no Ministério da Educação (nota 5), a Unoeste pratica a interinstitucionalidade, com mão dupla de direção junto as congêneres local e em diferentes realizações. Faz o mesmo nos planos regional, estadual, nacional e internacional.  
Um diferencial está em oferecer formação inicial na graduação e formação continuada na pós-graduação, através de cursos em todas as grandes áreas do conhecimento: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências da saúde, engenharias e linguística, letras e artes.
Áreas inseridas em critérios de avalições que colocam Prudente em três privilegiados rankings: entre as 100 cidades melhores do Brasil para morar, entre as 100 mais competitivas e entre as 100 mais inteligentes e conectadas. Cabe lembrar que o país tem 5.570 cidades. Portanto, está no restrito clube top formado por apenas 1,79%.  
O ranking das 100 melhores para morar resulta de levantamento da Gazeta do Povo, tradicional jornal do Paraná. Os dados foram extraídos de fontes oficiais, incluindo o Censo da Educação Superior. Prudente é a 84ª e com 7,15 pontos está a 0,62 da 1ª que é São José dos Campos com 7,77 pontos.
No ranking das 100 mais competitivas ocupa a posição 85, sendo as três primeiras as capitais Florianópolis/SC, São Paulo/SP e Vitória/ES. A avaliação contempla sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, segurança pública e atividade econômica. A Unoeste contribui em todas estas áreas.
Prudente é a 89ª cidade no Ranking Connected Smart Cities, figurando com galhardia na lista das cidades mais inteligentes e conectadas na edição 2024 da Urban Systems, empresa de consultoria empresarial e inteligência de mercado. Foram mapeados todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Na região Sudeste, Prudente é a 49ª.
Conforme reportagem recém-publicada pelo jornal O Imparcial, a base de dados compreendeu 74 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia. Mais uma vez é possível ver a Unoeste aí.
Certo é que Prudente em tudo tem uma parte de muitos, incluindo a universidade. É assim que Prudente continua sendo projetada para o Brasil e neste 14 de setembro de 2024 completa 107 anos da fundação em 1917. A Unoeste, em contagem regressiva dos seus 52 anos, foi fundada em 3 de outubro de 1972.
 

Publicidade

Veja também