Condutor é autuado por transportar cães de maneira irregular
Animais estavam amontoados, estressados e presos em cordas curtas; Polícia Militar Ambiental autuou homem em R$ 27 mil
Um condutor foi autuado em R$ 27 mil por transporte irregular de cães, o que pode configurar em maus-tratos contra animal, além de outras infrações. O fato ocorreu no domingo, na altura do km 497 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Rancharia. A Polícia Militar Ambiental verificou um Fiat/Uno de cor cinza, com placas de Taciba, acoplado a uma carreta reboque, sem placas e sem iluminação traseira, com nove cães. Três dos animais estavam amarrados com correntes e cordas com menos de 15 centímetros de comprimento, curtas, "praticamente sufocados", informa a ocorrência da Polícia Ambiental. A carreta utilizada para o transporte tem 1,20 metro de largura por 2,20 metros de comprimento, sendo que os animais estavam praticamente uns sobre os outros e aparentavam estresse em virtude da situação.

Motorista alegou que cães seriam usados durante caçada
O motorista, 39 anos, alegou ser caçador registrado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na modalidade manejo da fauna exótica, e que os animais, de raças diversas, seriam utilizados na caça, em uma propriedade rural. Ele destacou, ainda, que não possuía arma de fogo.
Sobre a forma de transporte dos cães, o condutor argumentou que estavam amarrados para não brigarem, porque também haviam pit bulls agressivos entre eles.
A polícia lavrou um auto de infração pela prática de maus-tratos contra animais domésticos. Além da multa, o dono dos cães deverá levá-los a uma consulta veterinária.