CONDENA E INDEFERE

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 19/09/2024
Horário 04:11

 

Em processos distintos e sentenciados por diferentes juízes eleitorais candidato a vice-prefeito é condenado a pagar multa de R$ 10 mil e candidato a vereador tem o seu pedido de registro de candidatura indeferido.

PRÁTICA OFENSIVA

A multa aplicada a Fábio Sato (União Brasil), vice de Paulo Lima (PSB), foi por ter feito divulgação de mensagens ofensivas em rede social, conforme sentença do juiz Dr. Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira.

CESSAR E REPARAR

As ofensas foram cometidas contra o candidato a prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (Republicanos), cuja assessoria jurídica buscou o amparo da Justiça Eleitoral para cessar e reparar o dano.

PELO RETROVISOR

A candidatura indeferida para vereador é o advogado Valmir dos Santos. O mesmo que no exercício de sua profissão havia pedido a impugnação de Tupã e a suspeição de juiz eleitoral e promotor eleitoral.

OMISSÃO E RESTRIÇÃO

A sentença que indefere a sua candidatura é do juiz Dr. Fábio Mendes Pereira, por omissão de certidões de sete de 15 processos criminais e por restrição de inelegibilidade, decorrente da cassação de mandato de vereador em Teodoro Sampaio.

SEM CONSISTÊNCIA

O juiz que decidiu pelo indeferimento é o mesmo sobre o qual o advogado Valmir havia requerido suspeição e também a do promotor eleitoral Dr. Mário Coimbra. O Tribunal Regional Eleitoral desqualificou a suspeição diante da inconsistência das acusações.

CINCO DISPUTAS

Em dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análises de Dados), consta que Valmir dos Santos foi candidato cinco vezes em sua terra natal: Teodoro Sampaio. Uma como vice-prefeito e quatro como vereador; eleito em 2016 pelo PTB com 526 votos.

VOLTA AO PSB

Em 2000, 2004 e 2008 disputou pelo PSB, com votação crescente de 117 para 260 e depois 327 votos; ficando sempre na suplência. Em 2012 retornou ao cenário político como vice pelo PMDB; não eleito. Agora em Prudente, voltou ao PSB.

SOBRE RECURSO

O Plantão buscou saber junto a Fábio Sato sobre recurso, mas até o fechamento da coluna não obteve resposta; provavelmente por estar em compromisso de campanha, do final da tarde para o começo da noite de ontem.

LISTA DE ESPERA

Vereadores de Álvares Machado aprovaram projeto que obriga o poder executivo a divulgar lista de espera por consultas e cirurgias, através do site da Prefeitura e outros espaços que viabilizem acesso à informação, incluindo unidade de saúde.

SIGILO DE DADOS

A proposta solicita que seja assegurado o sigilo de dados pessoais, tais como números de RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro da Pessoa Física). O projeto da vereadora Estela do Escritório (PP) prevê alteração da fila em casos de emergência.

9 ANOS DO JDN

Nesta semana o conjunto habitacional João Domingos Netto completa 9 anos. Com 2.343 casas foi inaugurado em 16 de setembro de 2015 pela então presidente Dilma Rousseff (PT). O prefeito era o Tupã (então, PTB) e o vice Marcos Vinha (então, PT).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também