Concurso sobre voto consciente premia redações de Martinópolis e Prudente; veja ganhadores

Cerimônia ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, na sede da Diretoria de Ensino; objetivo foi estimular reflexão sobre importância da participação cidadã nas eleições

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/09/2024
Horário 16:23
Foto: Cedida
Júri avaliou 20 redações de seis escolas participantes
Júri avaliou 20 redações de seis escolas participantes

Na quarta-feira, dia 2 de outubro, às 9h, na sede da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, ocorrerá a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de redação “O que é voto consciente para você?”. As duas redações mais bem avaliadas pelo júri foram de alunos de Martinópolis. A terceira colocação ficou com um estudante de Presidente Prudente. Foi realizado o sorteio de uma quarta, também de uma aluna de Prudente (veja nomes no final do texto).

O evento será restrito à presença da superintendência da diretoria, diretores, coordenadores, professores, pais e alunos convidados das escolas participantes, além de representantes da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), do grupo Soroptimistas e imprensa.

Conforme a representante soroptimista Antônia Braz, ao todo foram 20 redações avaliadas, sendo escolhidas as três melhores e realizado o sorteio da quarta redação premiada, conforme estipulado pelo edital do concurso. "Com a seleção de 20 redações, uma de cada classe enviada pelas escolas, a estimativa é de que foram atendidos aproximadamente 600 alunos, incentivando o pensamento crítico e o engajamento desses jovens na política", frisou. Os textos, escritos à mão, foram enviados de cinco escolas estaduais de Presidente Prudente e uma de Martinópolis.

Idealizado pela UEPP e pelo grupo Soroptmistas, com o apoio da Diretoria Regional de Ensino, o concurso teve como objetivo estimular a reflexão dos jovens sobre a importância da participação cidadã nas eleições. De acordo com Renato Michelis, presidente da UEPP, esta foi a primeira edição do concurso, que servirá de modelo para futuras realizações. "Foi uma experiência muito enriquecedora e esperamos aprimorar o projeto para ser realizado anualmente”, comentou.

As escolas que aderiram ao concurso foram EE (Escola Estadual) Comendador Tannel Abbud, EE Doutor José Foz, EE Profª Anna Antonio, EE Prof. Hugo Miele, EEEI (Escola Estadual de Ensino Integral) Profª Maria Luiza Bastos, em Prudente, e EE Coronel João Gomes Martins, de Martinópolis.

Vencedores do concurso

1º lugar: Kauan Vinícius de Morais, do 1º B, da EE Coronel João Gomes Martins, de Martinópolis (144 pontos); 

2º lugar: Isabelly Silva Gomes, da EE Coronel João Gomes Martins, de Martinópolis (143,5 pontos);

3º lugar: Léo Diego Pires Comitre Klebis, do 1º A, da EEEI Profª Maria Luiza Bastos, de Prudente (143 pontos).

Sorteada: Giovanna Gabriella Canton Araújo, do 2º B, da EEEI Profª Maria Luiza Bastos, de Prudente.

Jurados

Luciana Maldonado Felipe, diretora administrativa e financeira da Audi Comunicação;

Luiz Bonifácio Urel, engenheiro eletricista e membro da UEPP;

Samanta Ribeiro de Souza, registradora civil;

Sandra Araújo Menotti, terapeuta integrativa, assistente social e pedagoga;

Roseli Soares Furlan, pedagoga e formadora de gestores;

Valéria Garbullio, jornalista e assessora de imprensa da Acipp.

Publicidade

Veja também