Neste domingo, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) realiza as provas para contratação de professores que atuarão no itinerário formativo de ensino técnico do ensino médio em 2024. No total, 21.659 candidatos em todo o Estado se inscreveram no processo seletivo simplificado para cadastro de docentes temporários. Os locais de provas já estão disponíveis para consulta no site conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp23. Na região de Presidente Prudente, elas são aplicadas em Adamantina, Mirante do Paranapanema, Prudente e Santo Anastácio.
Em 2024, cerca de 1,2 mil escolas nas 91 Diretorias de Ensino da rede estadual paulista terão turmas de ensino profissional técnico. Os professores serão contratados para dar aulas em 10 diferentes cursos: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, apoio pedagógico na educação básica, enfermagem, farmácia, hospedagem (hotelaria), logística e vendas.
Os participantes serão examinados em provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. A parte objetiva é composta por 30 questões, sendo 10 de conteúdo geral e 20 de conteúdo específico de cada eixo (30 pontos). Já a parte discursiva traz apenas uma questão (10 pontos). A avaliação de título será exclusivamente classificatória (10 pontos).
A empresa organizadora do processo seletivo dividiu em dois turnos a aplicação das provas. Na parte da manhã (9h às 12h), é a vez dos inscritos nos eixos gestão e negócios, ambiente e saúde e desenvolvimento educacional e social.
A tarde (15h às 18h) é reservada aos eixos turismo, hospitalidade e lazer, informação e comunicação e recursos naturais.
O candidato deve comparecer ao local indicado com uma hora de antecedência e apresentar documento de identidade com foto (físico ou virtual). Os portões de todas as unidades fecham meia hora antes do início das provas. O gabarito será divulgado no dia 17 de outubro.
A remuneração dos selecionados será de R$ 5,3 mil para jornada de 40 horas semanais e de R$ 3,3 mil para jornada de 25 horas semanais. Excepcionalmente, professores poderão ser contratados para carga horária menor. O prazo de validade do processo seletivo simplificado é de um ano, a partir da publicação da classificação final.