Pedro Henrique Padovan Braga e Victoria Costa e Silva foram os primeiros colocados no 2º Concurso Fotográfico Árvores da Cidade nas categorias livre e estudante, respectivamente. Os vencedores foram conhecidos na tarde de ontem, em cerimônia realizada no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, em Presidente Prudente. As fotos premiadas poderão ser apreciadas em exposição a ser realizada no Centro Cultural Matarazzo.
"Ipê Amarelo" foi a melhor imagem inscrita na categoria livre, na opinião da comissão avaliadora formada por André Luis Felício, promotor de Justiça do Meio Ambiente, Alberto Deodato, gerente de marketing de
O Imparcial,e pelo fotógrafo Fernando Martinez. Pela captura da imagem, Braga levou para casa uma câmera fotográfica semiprofissional. Morador de Pirapozinho, ele conta que logo que avistou a árvore, nas proximidades do Parque do Povo, sabia que ela poderia lhe render um bom registro. "Eu procurei fazer uma foto que trabalhasse com foco no primeiro plano, mas desfocasse o segundo, e funcionou bem. Fiquei muito contente com o resultado, ano que vem participarei de novo", adianta.

Cerimônia de premiação foi realizada ontem, no gabinete
Ainda na categoria livre, Guilherme Oliveira e Fátima Aparecida Zaini Ribeiro foram premiados com um tablet, cada, por sustentarem a segunda e terceira colocações no concurso, com as fotos "Caminhos" e "Luzes". Outros cinco participantes ainda receberam menção honrosa.
Já entre os estudantes, além da "Rodovia ao Amanhecer", que rendeu à Silva um tablet e uma bolsa de estudos integral de seis meses na escola de idiomas Cultura Inglesa, a foto "Ligação Vital", de Taine Paco Corrêa, ficou entre as vencedoras, seguida por "Árvore do Lago", de Beatriz Aline Riga, além de outras quatro menções honrosas. Nesta categoria, Corrêa, no segundo lugar, levou um tablet e Riga recebeu o livro Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado. "Fiz minha foto premiada quando estava retornando do local onde tirei outra foto também inscrita no concurso. Fiquei muito surpresa quando fui avisada de que ela havia sido premiada. Estou muito contente e animada para continuar fotografando", diz Corrêa, moradora de Álvares Machado.
Além do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, também fez uso da palavra para agradecer aos participantes e à organização do concurso, que teve 250 fotografias inscritas. O titular da pasta acredita que as capturas demonstram como a cidade é "bonita e arborizada". "Esta iniciativa serve até mesmo de conscientização, mostrando como é importante preservar a natureza. Nos orgulhamos das nossas árvores", acrescenta.
Felício elogiou a qualidade das imagens apresentadas. Para ele, houve uma evolução na qualidade das fotografias se comparado aos trabalhos apresentados na primeira edição do Árvores da Cidade. "Foi uma surpresa observar as fotos este ano. Também é interessante citar o fato de que estudantes puderam concorrer desta vez e, muitos deles, apresentaram, inclusive, fotos mais bonitas do que as cadastradas na categoria livre", ressalta.
Divulgação
As fotos vencedoras serão publicadas na edição de amanhã. A exposição ainda será agendada pela secretaria. Lembrando que o concurso foi desenvolvido pela pasta municipal, em parceria com este diário e o MPE (Ministério Público do Estado), e teve ainda o apoio da H3 Brasil
SAIBA MAIS
SELO VERDE 2014
Na mesma cerimônia que premiou os vencedores do concurso,
O Imparcial recebeu o Selo Verde 2014 por ser parceiro do município na campanha de arborização Prudente Mais Verde, que visa plantar 200 mil mudas na cidade. Ainda foram contempladas com o selo os seguintes órgãos, entidades e empresas: Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo), Colégio Cotiguara, Unimed, Rotary Club, Lions Club Cinquentenário, Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente), Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), TG (Tiro de Guerra), Câmara Municipal, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o voluntário Estevão Paley.
Esta iniciativa serve até mesmo de conscientização, mostrando como é importante preservar a natureza. Nos orgulhamos das nossas árvores