Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão realizando um mutirão de melhorias na rede elétrica em Presidente Bernardes. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade do fornecimento de energia na localidade. Paralelamente, profissionais da área de segurança estão percorrendo as ruas da cidade, abordando moradores e comerciantes para falar sobre os riscos de acidentes domésticos envolvendo eletricidade.
De acordo com o Carlos Eduardo Mariano, coordenador de Grandes Clientes da Energisa Sul-Sudeste, faz parte do compromisso da concessionária realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.
“Esse mutirão é um reforço ao nosso cronograma de manutenções, que realizamos em localidades específicas. É bem possível que a comunidade tenha percebido uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, enfatiza.
Na lista de melhorias executadas, estão inspeções com o uso de drones para verificar condições de cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores e transformadores, entre outros equipamentos, e podas preventivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.
“Como distribuidora de energia, nosso papel consiste em realizar apenas a desobstrução da rede elétrica, removendo aqueles galhos que estão perto dos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos podem ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Mariano.
Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “linha viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.
“Contamos com profissionais devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, garantindo o conforto de toda a comunidade que é diretamente beneficiada com a melhora na qualidade da energia”, pontua o coordenador.
Os riscos dos acidentes envolvendo eletricidade também estão em evidência nesse mutirão da Energisa em Presidente Bernardes. Os profissionais da empresa estão percorrendo as ruas da cidade, abordando comerciantes, moradores e estudantes da rede pública para falar sobre os riscos aos quais as pessoas se expõem quando o assunto é eletricidade.
Entre as principais orientações, estão os perigos das instalações elétricas mal conservadas, o uso de benjamins (Ts) e adaptadores de tomadas, que podem causar sobrecarga, curto-circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções.