Neste domingo, acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. Nos municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, a empresa colocou em execução um planejamento especial para mitigar os riscos de interrupção de energia durante o processo eleitoral, com foco nos colégios eleitorais e nos locais de apuração.
O Plano Eleições da distribuidora inclui uma série de medidas essenciais, antes e durante o dia da eleição, até o final da apuração, para assegurar que tudo transcorra sem interrupções elétricas. “Estamos preparados para atuar imediatamente, caso aconteça qualquer eventualidade. Teremos um canal direto com o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] para agilizar a comunicação e garantir a priorização dos atendimentos emergenciais que possam surgir. Importante reforçar que tudo será monitorado em tempo real no COI [Centro de Operações Integrado], onde temos uma visão detalhada de todo o sistema elétrico e poderemos direcionar os recursos necessários para os atendimentos, além de toda a logística de planejamento”, explica Tiago Luis Diorio Sanches, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.
Entre as ações realizadas, estão a inspeção nas redes de distribuição de média e baixa tensão e análise dos equipamentos de comando remoto – caso haja necessidade de remanejamento de carga - dos pontos de votação e apuração. Além disso, todos os locais de votação e demais espaços envolvidos no processo eleitoral 2024 foram mapeadas e serão priorizadas em caso de situações emergenciais.
“Teremos equipes extras em campo para que, em caso de necessidade, estejamos a postos e preparados para restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível”, reforça Tiago.
Em casos de falta de energia ou situações mais graves, como colisões em postes, rompimento de cabos e quedas de árvores na rede, é importante nunca se aproximar dos fios e avisar a Energisa imediatamente. O contato pode ser pelo aplicativo Energisa On, www.gisa.energisa.com.br, redes sociais, site www.energisa.com.br ou 0800 70 10 326.