Concessionária identifica 45 desvios de energia na região em 3 meses; prejuízo ultrapassa R$ 100 mil

Quantidade furtada seria suficiente para abastecer 632 famílias durante um mês inteiro; Energisa pede que situações suspeitas sejam denunciadas de forma anônima

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/04/2025
Horário 17:03
Foto: Energisa
Energisa diz monitorar consumo de energia elétrica dos clientes para detectar irregularidades
Energisa diz monitorar consumo de energia elétrica dos clientes para detectar irregularidades

Em três meses, a Energisa Sul-Sudeste constatou mais de 126,4 mil kWh de energia desviada na região de Presidente Prudente. Para se ter ideia do impacto, essa quantidade seria suficiente para abastecer 632 famílias durante um mês inteiro. As equipes estiveram em 941 imóveis residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbanas e rurais dos 24 municípios atendidos pela concessionária. As inspeções confirmaram 45 irregularidades, que totalizaram um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 100 mil.

De acordo com Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, periodicamente a Energisa monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes. Além de profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções in loco para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.

“O que nos preocupa é que, mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas se arriscam e colocam em perigo a própria vida, fazendo intervenções irregulares na rede elétrica. Por isso, nossa atuação visa combater o crime e garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica para a comunidade”, reforça.

Uma vez que o furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, ao confirmar a irregularidade no local, as equipes da Energisa acionam a Polícia Civil para lavrar um boletim de ocorrência. Dessa forma, além de arcar com os prejuízos financeiros pelo desvio da energia, o responsável pelo imóvel responde criminalmente e o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.

“Um prejuízo muito grande para toda a comunidade, já que, conforme a legislação vigente em todo o país, os custos da energia furtada acabam sendo divididos na tarifa de todos os clientes, impactando diretamente quem paga as suas contas em dia”, acrescenta Sidney.

Por isso, a Energisa reforça a importância de a comunidade denunciar situações suspeitas de furto de energia. “A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 70 10 326 [ligação gratuita] ou pelo site energisa.com.br. A identidade do denunciante é mantida em total anonimato”, garante.

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