Comunidade pode tirar dúvidas sobre Imposto de Renda em podcast

Professores do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente gravaram programa de áudio para esclarecer a respeito do preenchimento da declaração

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/04/2022
Horário 15:58
Foto: Toledo Prudente
Professores se uniram para tirar dúvidas da população sobre Imposto de Renda
Professores se uniram para tirar dúvidas da população sobre Imposto de Renda

Nessa época do ano, um dos assuntos mais comentados é o IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). Para tirar as dúvidas dos contribuintes, o projeto “Imposto de Renda: tire suas dúvidas”, da Toledo Prudente Centro Universitário, está de volta, com uma roupagem nova, em formato de podcast.

Trata-se de um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis da instituição que tem o objetivo de prestar um serviço à comunidade acerca do procedimento, sanando as principais dúvidas sobre a declaração. 

O episódio do podcast está disponível no canal da Toledo Prudente no Spotify e pode ser ouvido por meio do link open.spotify.com/episode/7sbBRw4gJ7QU1V1Z3pDvJ9.

Os professores do curso, Everson José Juarez, Fábio Ibanhez Bertuchi, Cíntia Ramos Evangelista e Juliene Aglio Oliveira Parrão, transformaram o assunto em uma conversa leve, descontraída e de fácil entendimento.  

De acordo com o professor Everson, por meio da iniciativa, os contribuintes terão uma visão mais clara sobre o envio da declaração. “Queremos instruir a comunidade local e regional sobre o preenchimento e entrega junto à Receita Federal”, completa o docente.  

As regras de envio do Imposto de Renda mudam todos os anos, por isso, é preciso ficar atento e por dentro do assunto. “No podcast, discutimos sobre a obrigatoriedade da entrega da declaração, os documentos necessários para a elaboração, as providências na venda de bens e direitos e os prazos e multas da obrigação”, acrescenta Everson.  

Neste ano, 34,1 milhões de declarações devem ser enviadas à Receita Federal até o dia 31 de maio. O contribuinte em débito com o fisco tem o CPF (Cadastro da Pessoa Física) bloqueado, o que o impossibilita de realizar financiamentos bancários e crediários, entre outras atividades financeiras, além de pagar uma multa. 

Publicidade

Veja também