Compras às vésperas do Natal movimentam comércio de PP

Fluxo de consumidores cresce 20% na “última hora” nos mercados e lojas para vendas de itens da ceia deste domingo

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 24/12/2017
Horário 10:33
José Reis, No centro da cidade, a movimentação não para. Lojas lotadas, carros estacionados por toda a parte e muitas pessoas garantindo o presente quase no dia da ceia de Natal
José Reis, No centro da cidade, a movimentação não para. Lojas lotadas, carros estacionados por toda a parte e muitas pessoas garantindo o presente quase no dia da ceia de Natal

Com o Natal batendo à porta, é dada a largada para a corrida final em busca dos últimos presentes e itens de mercado para a ceia, e muitos “atrasadinhos” deixaram para comprar em cima da hora. Segundo lojistas, a movimentação da véspera em lojas e supermercados ultrapassa em 20% o fluxo de consumidores, fator que, de acordo com eles, se deve principalmente ao recebimento do 13º salário.

A doméstica Margarete Crochique Prado, 51 anos, tentou antecipar suas compras para o jantar da ceia, mas conta que com a correria do dia a dia, “o jeito foi enfrentar as filas do supermercado e trabalhar a paciência, pois o comércio fica realmente muito cheio neste período”. Por outro lado, o empresário João Pedro Soares Dias, 29 anos, decidiu passar pelas prateleiras e escolher seu cardápio quase na véspera do Natal por conta das promoções.

O gerente do Supermercado Nagai, Júlio César Veras, confirma que os “atrasados de plantão” movimentam as vendas às vésperas da comemoração, o que, conforme ele, aumenta mais de 20% no fluxo de clientes, se comparado aos dias anteriores. “O mês de dezembro já é positivo, pois todas as vendas crescem, mas os dias mais próximos do Natal são os principais”, diz.

 

Em cima da hora

No centro da cidade, a movimentação não para. Lojas lotadas, carros estacionados por toda a parte e muitas pessoas garantindo o presente quase no dia da ceia de Natal, como a estudante de administração, Gabrielli Silva Souza, que, na falta de tempo para compras antecipadas, “quase não conseguiu encontrar mais os itens que procurava”. Para o dono da loja Seiko Joias e Óticas, Hélio Ayoagi, estas compras em atraso são as que geram mais lucro para a empresa. Se comparado com os dias anteriores, as vendas nos dias próximos ao Natal “quase duplicam, principalmente após o dia 20”.

 

Publicidade

Veja também