Comportamento de motoristas muda após instalação de radares em PP

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 16/10/2015
Horário 09:14
 

"Já observamos uma mudança no comportamento dos motoristas de Presidente Prudente, que estão andando com mais prudência", afirma Manoel Silva Felix da Costa, especialista em trânsito e instrutor do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), se referindo ao balanço dos primeiros 30 dias de funcionamento dos radares que monitoram os veículos do município.

Mesmo com a melhora, o especialista acredita que a tendência no trânsito na cidade é ficar ainda melhor. "Ainda existe um certo medo, pois os motoristas ficam, por exemplo, indecisos se devem passar com o semáforo no amarelo ou quando poderão ser flagrados acima da velocidade permitida ", detalha Manoel. Para o instrutor, os condutores terão mais confiança na hora de dirigir, quando começarem a chegar as infrações. "Além disso, os mais abusados vão ter uma surpresa quando forem penalizados e correrem o risco de perder suas habilitações", destaca. "Esse controle da velocidade evita acidentes, reduz o consumo de combustível e ainda faz com que sobrem leitos nos hospitais, o que já mostra o quanto essa mudança é importante", completa Manoel.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que os condutores devem receber a notificação referente às infrações até 30 dias depois de ela ser registrada.

 

2.744 multas

A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) informa que, entre os dias 16 e 30 de setembro, quando os controladores eletrônicos de velocidade passaram a multar os condutores, 2.744 autuações foram registradas, seja por excesso de velocidade, por avanço de sinal vermelho ou por pararem sobre a faixa de pedestre. Entre os dias 1º a 15 de setembro, que foi um período de adaptação, 2.704 motoristas foram notificados. Ainda segundo a Semav, 5.639.767 veículos passaram pelas vias que são monitoradas pelos equipamentos, o que resulta em uma média de 188 mil por dia.

Foi então notificado ou autuado 0,1% do total de veículos que passou pelas vias monitoradas durante o período. "Isso demonstra que a implantação dos controladores eletrônicos de velocidade, que seguiu todo um processo de implantação das placas, conscientização e campanha preventiva, fez com que a norma fosse respeitada ao máximo possível, o que resultou em um número baixo de autuações", destaca Oswaldo de Oliveira Bosquet, secretário da Semav.
Publicidade

Veja também