Companhias de dança de Prudente integram mostra em Caraguatatuba

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/09/2015
Horário 09:51
 

No próximo domingo, às 14h, no Teatro Mario Covas, as companhias prudentinas Dança InPrudente e Mudança apresentam os espetáculos "SÓS" e "LED - locução espacial direta", na Mostra de Dança em Caraguatatuba (SP), que será realizada de 25 a 27 de setembro. O evento faz parte do Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – gerenciado pela organização social Poiesis –, em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).

A Cia Dança InPrudente desenvolve trabalhos na cidade há cinco anos com balé clássico, neoclássico e contemporâneo. O espetáculo é inspirado em preceitos da mitologia grega de que todos nós partimos do barro e de uma só energia, que se dividiu e evoluiu em indivíduos diferentes. "SÓS" fala da solidão da vida contemporânea, do excesso de informação e das possibilidades que nos levam à impossibilidade de enxergar e aceitar o outro. A coordenação geral é de Helga Urel.

A Cia Mudança reside há 18 anos em Prudente, onde realiza pesquisa com dança moderna contemporânea. O espetáculo "LED", com direção geral de Emerson Euzébio, toma como metáfora as propriedades do dispositivo LED (light emitting diodo) para mergulhar na investigação da relação do corpo contemporâneo e sua relação com a tecnologia digital. Solidão, insegurança, individualidade, aproximações e afastamentos são assuntos abordados na criação de forma poética como um exercício de olhar para o nosso tempo.

 

Qualificação em artes


Desde 2014, a Secretaria da Cultura do governo do Estado de São Paulo realiza por meio de contrato de gestão com a Poiesis, o Programa de Qualificação em Artes, que é composto pelos projetos Ademar Guerra (teatro) e Qualificação em Dança, tendo como ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital.

Essa proposta tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há 18 anos, tornando-se exemplo de política pública de formação em arte.

 

Qualificação em dança


O Projeto de Qualificação em Dança faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, atendendo grupos participantes de São José do Rio Preto, Catanduva, Birigui, Ribeirão Preto, Diadema, Caraguatatuba, Tatuí, Piracicaba e Presidente Prudente. Nesta primeira edição, foram atendidas dez companhias de dança de diferentes cidades, contemplando, ao todo, 113 artistas.

 

PROGRAMAÇÃO MOSTRA DE DANÇA

25 de setembro (sexta-feira)

20h – "Colcha de Retalhos"

Corpo de Baile de Caraguatatuba

Teatro Mário Covas

 

26 de setembro (sábado)

10h "Aos que aqui estão"

Rio Preto Cia de Dança de São José do Rio Preto

Praça Drº Cândido Motta (Praça do Coreto)

 

14h – "O Corpo de Som" (compartilhamento de processo)

Cia Dança Vida

Teatro Mário Covas

 

15h30 – "SuperAto"

Grupo em Movimento de Birigui

Teatro Mário Covas

 

18h – "Sínquise"

Grupo UP de Catanduva

Teatro Mário Covas

 

21h – "Contraverso"

Cia Rit’s de Tatuí

Teatro Mário Covas

 

27 de setembro (domingo)

14h – "SÓS"

Dança InPrudente de Presidente Prudente

Teatro Mário Covas

 

14h45 – "LED"

Cia Mudança de Presidente Prudente

Teatro Mário Covas

 

18h – "O diário de um ex-combatente"

Cia Rogéria Zago de Piracicaba

Teatro Mário Covas
Publicidade

Veja também