Faltando apenas um minuto para o jogo acabar, oitavas de final da Eurocopa 2024, bola na área e o camisa 10 da seleção de futebol da Inglaterra, Jude Bellingham, decide dar uma bicicleta no meio da grande área adversária para marcar o gol que levou o jogo à prorrogação e depois terminou com vitória dos ingleses contra a valente Eslováquia.
Beleza. Só um jogo emocionante, certo?
Certo, mas tem um detalhe aí: o que Jude Bellingham fez mostra muito sobre a coragem humana, sobre ter a decisão de ser alguém diferente, acima da média. Afinal, se você entende um pouco de futebol, sabe que 99,8% (estatística minha) dos jogadores iriam tentar matar aquela bola cruzada para armar o chute e a perderia na sequência.
Bellingham fez o que se espera do ser humano quando mais é necessário. Por isso é camisa 10, por isso será sempre lembrado, mesmo que seja em um jogo das oitavas de final.
Quando dou aulas de produção de conteúdo em rede social tenho que responder sempre à famosa pergunta sobre “Como ganhar dinheiro nas redes sociais?”.
E minha resposta vem da literatura, claro, mas especialmente da observação direta da realidade. Entre outros fatores não menos importante, quem ganha dinheiro hoje na internet é quem é ousado, quem de fato se posiciona e coloca-se para jogo.
Não há meio termo, não há achismos e muito menos “depende”. O que há é sempre alguém que decidiu ser ele mesmo, com autenticidade e voz necessárias para ser ouvido, admirado e seguido por milhões e milhões de internautas mundo afora.
Vejo muitos perfis de pessoas comuns, profissionais liberais e de empresas que não crescem porque simplesmente vivem de copiar o que já está feito e por um simples motivo: copiar dá menos trabalho e é menos arriscado do que de fato abrir uma fronteira.
É decisão, é sangue no olho, é entender que no mundo de hoje não é que tudo já foi feito ou foi falado, mas quase tudo que por aí existe é uma cópia mal feita e o que ainda está escondido está ali para ser desvendado.
E como fazer? Bem, primeiro é preciso uma boa fosse de coragem para ser alguém acima da média.
E coragem nas redes sociais não é só para os fortes, não. Fosse assim o mundo seria dominado por uma pá de gente desqualificada. Coragem tem a ver com inteligência, com fazer perguntas que ninguém ousou fazer até agora fora da zona de conforto e em procurar, dia após dia, respostas concretas para aquilo que traz solução para a vida das pessoas.
Coragem é colocar o dedo da ferida sabendo que a vida não é um concurso de popularidade.
Coragem nas redes sociais não é só falar mais alto, mas sim ser de fato ouvido. Conheço um monte de gente que fala alto, fala o tempo todo, mas no fundo é só isso: fala apenas e não avança. Fala o que todo mundo sabe.
Assim, quando vir alguém de sucesso nas redes, quando olhar para seu concorrente e perceber que ele tem muito mais audiência que você, não pense que é sorte ou muito menos que ele conseguiu algum atalho milagroso. Ele só teve a coragem que Jude Bellingham teve ao dar uma bicicleta em uma partida decisiva, e que talvez é o que esteja faltando a você agora, neste exato momento.