Magalhães Pinto (1909-1996) – que foi governador de Minas Gerais, deputado federal, senador e ministro das Relações Exteriores – dizia que a política é como nuvem: você olha e ela está de um jeito; olha de novo e ela já mudou.
POSSÍVEL CONSENSO
Dia desses o Plantão noticiava que depois de mais de 10 anos poderia ocorrer disputa pelo cargo de presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente. Agora, a informação de bastidores é de que está pavimentado o caminho para possível consenso.
MUDANÇA DE IDEIA
Tem vereador que havia colocado seu nome à disposição para presidente e comunicado a intenção ao atual presidente Demerson da Saúde (PSB), mas que desistiu em benefício do consenso.
TROCA NA PRUDENCO
Na empresa de economia mista Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) tudo indica que haverá troca de cargo, com o diretor administrativo Guilherme Rutka assumindo a presidência no lugar de Valdecir Vieira que, por sua vez, irá para o administrativo.
DÍVIDA COM OS SURDOS
As políticas públicas de inclusão social de Presidente Prudente estão em dívida com a oferta de comunicação específica para os surdos, tanto pelo Poder Legislativo quanto pelo Poder Executivo.
TRADUTOR DE LIBRAS
Em eventos públicos presenciais ou transmitidos pela internet, como é o caso das sessões da Câmara em canal no YouTube, nota-se a ausência da figura importante do tradutor em Libras (Linguagem Brasileira dos Sinais).
LEI DE QUASE 20 ANOS
O Plantão observa que a inclusão está presente nos discursos e, pelo menos em parte, ausente nas ações. Prudente tem data comemorativa do Dia Municipal dos Surdos, que transcorre em 26 de setembro, por conta de lei que no ano que vem completará 20 anos.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
Passados 19 anos, tudo indica que nada foi feito para a integração política e social com a comunidade surda no que tange à comunicação na esfera dos poderes públicos municipais; na perspectiva da inclusão.
5% DA POPULAÇÃO
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021) o Brasil tem 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, o que representa 5% população. Número e percentual que devem ser proporcionais em Presidente Prudente.
REPRESENTAÇÃO
Em busca nos arquivos de O Imparcial, o Plantão encontrou reportagem que registra atividade da Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente “Dovalino da Paixão”, entidade criada em 2016 por iniciativa da sociedade civil.
AVIÃO SEM ASA...
A linguagem de libras tem a mesma importância que a rampa para o cadeirante, que o piso tátil nas calçadas para os cegos e que a tecnologia assistiva para pessoas com os mais diferentes tipos de deficiências...