Como manter uma boa memória na terceira idade e evitar os esquecimentos 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 23/10/2024
Horário 05:00

Você já percebeu que com o passar da idade no processo do envelhecimento, os desafios relacionados à memória vêm aumentando e temos esquecimentos ocasionais?
Esquecemos seja a data de um aniversário da família, o nome de um filme, o CEP do endereço e até o número da carteira de identidade. Enfim, nada que nos prejudique tanto!
Mas você sabia que existem medidas que podem ajudar a reduzir esses esquecimentos? Adotar um estilo de vida saudável e buscar estímulos cognitivos são algumas das estratégias eficazes.
A memória tem a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações, constitui um dos processos cognitivos mais importantes do nosso cérebro.
Com certeza utilizamos a memória constantemente, até inconsciente, como ao lembrar o local ou o caminho e para dirigir a ele. Mas sabemos que, com o tempo, nossa memória e outras habilidades cognitivas vão diminuindo como parte do processo de envelhecimento.
O treinamento cognitivo, especialmente com foco na memória, é amplamente reconhecido como um importante auxiliador da cognição. 
A aplicação de técnicas específicas pode melhorar a eficácia da memória no processo de aprendizagem visto ser memória flexível e pode ser aprimorada ao longo do tempo. 
Algumas dicas para reduzir esquecimentos e fortalecer suas habilidades cognitivas:
1 - Nunca aceite opiniões negativas, evite crenças ou mitos limitantes sobre o envelhecimento, pois a forma é adotar uma atitude positiva, você se motiva a buscar o engajamento em atividades cognitivas;
2 - Tenha um estilo de vida saudável começando com uma dieta equilibrada, como a dieta mediterrânea está ligada à manutenção da memória e à prevenção do declínio cognitivo. Obviamente importantíssimo manter-se bem hidratado e evitar excesso de açúcar e alimentos processados;
3 - Além disso, exercícios físicos regulares, como caminhada e dança, melhoram a circulação e oxigenação do cérebro;
4 - Para aprimorar a memória, é importante estar presente e focado ao receber informações. Podemos empregar uso de agendas para anotar compromissos e manter-se organizado;
5 - E, finalmente, evite ou diminua o estresse, visto que níveis elevados prejudicam a memória e a cognição. Lazer  e diversões ajudam a manter um equilíbrio emocional saudável.
 

Publicidade

Veja também