Já se deparou com essa questão em alguma reunião? Ou pior ainda, ninguém na empresa que você trabalha está perguntando isso? Não tem uma receita de bolo, mas tem técnica, tem método e tudo começa com pequenos movimentos, do cargo mais alto ao estagiário.
Na verdade, se você buscar na história, as empresas mais inovadoras do mundo nasceram de estagiários. Se você quer fazer o bem para algum estagiário, dê uma oportunidade para ele demonstrar sua capacidade. Garanto que eles estão querendo dominar o mundo.
Bom, vamos ao objetivo deste artigo. Como inovar de fato nas empresas? Se sua empresa não está se perguntando isso, recomendo fortemente as primeiras ações a seguir:
1- Crie momentos, conversas informais e até na hora do cafezinho para perguntar e provocar todos a buscarem saber se tem alguma startup fazendo o que a sua empresa faz. Garanto que você irá se surpreender como empresas pequenas, super enxutas com tecnologia de ponta, estão oferecendo soluções iguais ou parecidas com a sua com um décimo do valor.
2- Faça pesquisas de como os concorrentes estão melhorando suas experiências com os usuários ou clientes. Estamos no século da experiência, os clientes querem melhores experiências, às vezes não se preocupam com o valor.
Comece apenas com essas duas tarefas e depois vá avançando. Agora, se a sua empresa está um pouco mais avançada no processo de querer inovar de fato, faça o seguinte:
1- Faça uma pesquisa internacional e profunda sobre o que está acontecendo de novo no seu segmento, independente se sua empresa faz serviços, construções, finanças, acadêmico, indústria de açúcar e álcool, vestuário, venda de carros ou acessórios, restaurante, comercialização de pequenos itens, enfim, trave sua agenda e fique dois dias no mínimo pesquisando tudo que encontrar e separe tudo.
2- Junte um time da empresa para começar a trabalhar em um novo projeto que apresentará algo inovador dentro da empresa para ser comercializado (se preferir apresente sua pesquisa), mas deixe aberto o tipo de projeto, deixe as pessoas criarem. Dessa primeira oportunidade talvez não saia nada, mas a cultura começa a mudar.
3- Crie em sete dias um protótipo da sua inovação e demonstre para alguns clientes, faça um teste controlado. Isso mesmo, se já tem uma ideia do que tem que fazer, apenas faça, e estipule um prazo de sete dias ou menos para apresentar para o primeiro grupo de clientes. Depois, anote todas as dúvidas e sugestões que fizeram do seu protótipo e estipule mais sete dias para colocar as melhorias em prática.
Siga esses passos e garanto que você terá resultados. Se você acredita que este conteúdo é importante, envie para todos da empresa.
Boa sorte e sucesso!