Como desenvolver novos hábitos?

OPINIÃO - Osmar Marchioto Jr.

Data 01/05/2024
Horário 06:00

Você iniciou uma dieta, começou a frequentar uma academia diariamente e a dormir mais cedo, mas de repente, um tropeço! Você falta na academia, no final de semana exagera no doce e quando se dá conta todo o seu planejamento de vida saudável vai por água abaixo.
E se eu te disser que não ir à academia e exagerar na alimentação aos finais de semana não são tropeços, mas simplesmente hábitos que já fazem parte da sua vida. 
Na era das doenças crônicas não transmissíveis em que mais de 90% das doenças estão relacionadas com nossos hábitos, o grande desafio hoje em saúde é desenvolver novos hábitos que substituam os antigos e que consigam se sustentar ao longo do tempo. 
E agora? Como posso ajudar o meu paciente nesta jornada?
Em primeiro lugar a criação de um hábito é uma ação e possui uma estrutura que obedece a uma sequência de acontecimentos sempre nesta ordem: uma pista (que é o estímulo) faz nascer um desejo, que leva a uma ação e essa ação ganha uma recompensa, que funciona como prêmio.
A primeira técnica que podemos utilizar é a associação de um hábito já existente com outro que desejo formar. Imagine que você possui o hábito de tomar chá toda noite e quer desenvolver o hábito de leitura. Então, você pode se propor a todas as noites, após tomar o seu chá, a ler dez páginas de um livro, até chegar o momento em que esses dois hábitos estarão tão associados que você sentirá falta de ler ao terminar o seu chá.
E se eu quiser eliminar um hábito? Começaremos eliminando a pista. Exemplo: um fumante que deseja parar com seu vício e condiciona o tabagismo com o café, ou seja, toda ocasião em que toma um cafezinho acende um cigarro. Nesta situação eliminaremos o café que neste caso funciona como a pista que desencadeia a ação.
A grande maioria das pessoas acredita que os benefícios que a formação de um hábito saudável trás são os principais motivadores na sua criação, mas isso não é verdade. O que mais impede a formação de novos hábitos são as barreiras que temos que transpor para desenvolvê-lo. Quanto maior a barreira menor a chance de êxito.
Na formação de hábitos saudáveis o foco tem que ser em diminuir as barreiras e torná-lo mais atrativo, mais prazeroso, fazendo a chance de sucesso aumentar de forma exponencial.
Outro ponto importante é não fazer mudanças radicais. Comece aos poucos com aquilo que está mais ao seu alcance; mude aos poucos. Isso vai aumentando o seu senso de competência ao longo do tempo e a chance de êxito no fim será substancial.

Publicidade

Veja também