Comissão elege fotos do "Árvores da Cidade”

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 23/09/2015
Horário 08:16
Como transmitir através de uma imagem, técnica, conscientização, intenção e emoção? Entre as 200 fotografias cadastradas, três atenderam aos requisitos da pergunta e foram as grandes ganhadoras da terceira edição do Concurso de Fotografia Árvores da Cidade, em Presidente Prudente, julgado ontem na sede do jornal O Imparcial. Os nomes e as fotos escolhidas serão conhecidos em anúncio de página dupla publicado amanhã, data em que será aberta a exposição, às 20h, bem como a premiação dos ganhadores, no Centro Cultural Matarazzo.

Enquanto na edição passada, 100 fotografias tinham sido cadastradas, este ano 200 registros foram analisados pelo grupo de jurados, composto pelo fotógrafo Carlos Braga, pelo promotor de Justiça, André Luis Felício, pelo titular da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, e pelo gerente de Marketing do jornal, Alberto Deodato da Silva.

Além das três imagens escolhidas como campeãs, outras quatro foram selecionadas como menção honrosa. Junto a estas, outras 16 foram consideradas "ótimas fotografias" e estarão na exposição, no Matarazzo.

Jornal O Imparcial Comissão julgou as 200 fotografias participantes ontem

Com as inscrições encerradas às 12h de segunda-feira, o concurso atingiu as expectativas dos organizadores e jurados. Para o fotógrafo Carlos Braga, o olhar, a qualidade técnica e senso estético foram os principais critérios observados nesta edição e que determinaram os vencedores, características que, para ele, representaram o nível do material. " Fica evidente que os inscritos concorreram por reconhecimento", diz.

Segundo o promotor André Felício, a proximidade da Promotoria estabelece a importância da consciência ambiental, onde "juntar a beleza com a conscientização" é o grande objetivo da parceria. Para ele, a qualidade das fotos tornou a escolha acirrada. "Fotografias muito boas e que elevaram a disputa", comenta.

De acordo com o gerente de Marketing do jornal, o número de inscritos representa o maior interesse da população no concurso, assim como uma maior diversidade de lugares e árvores que foram exploradas. "Conseguimos atingir o público que esperávamos", afirma.

 

Prêmios


O primeiro lugar ganhará uma câmera digital semiprofissional. Já aqueles que ficaram em segundo e terceiro lugares serão contemplados com um tablet, cada. Os classificados na menção honrosa receberão um certificado de participação.

 

O concurso

O concurso foi promovido pela Semea, com apoio de O Imparcial e MPE (Ministério Público Estadual), por meio da 2ª Promotoria do Meio Ambiente, Consumidor, Habitação e Urbanismo de Presidente Prudente. As inscrições permaneceram abertas, para fotógrafos amadores e profissionais, entre 4 e 21 de setembro.
Publicidade

Veja também