Comissão define cronograma para investigar ambulatório médico da Expo Prudente

Grupo de vereadores cobrará novas informações do Executivo e agendará oitivas; investigação mira supostas inadequações no local e na alimentação dos servidores públicos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2024
Horário 18:15
Foto: AI Câmara Municipal
Primeira reunião da comissão de investigação ocorreu nesta sexta
Primeira reunião da comissão de investigação ocorreu nesta sexta

A CE (comissão especial) de investigação das condições de instalação do ambulatório médico na 61ª Expo Prudente e de verificação da alimentação e água fornecidas aos servidores realizou a primeira reunião para discutir sobre o assunto nesta sexta-feira.

Na ocasião, o grupo definiu o cronograma de ações para desenvolver os trabalhos nas próximas semanas, como cobrar novas informações do Executivo, bem como agendar oitivas.

A CE é formada pelo autor do requerimento da comissão, vereador Demerson Dias, Demerson da Saúde (Republicanos), que também preside os trabalhos; vereadora Miriam Brandão (PSD), como relatora; e vereador Mauro Marques das Neves (Pode), como membro.

Os vereadores, nesta reunião, também analisaram as fotos da situação do local que foi utilizado como ambulatório e que serão encartadas no expediente da comissão especial.

Após o encontro, a vereadora Miriam Brandão mencionou que devem buscar “laudos da Vigilância Sanitária”, dentre outros documentos para tratar do assunto.

“Vimos as imagens e pudemos constatar a situação. É preciso saber por que tudo isso foi feito assim? Qual é a explicação da Secretaria de Saúde? Qual é o laudo da Vigilância Sanitária? A população está esperando pelas respostas de tudo isso aqui nesta casa de leis”, apontou a parlamentar.

Comissão especial

A comissão especial foi aprovada na sessão ordinária do dia 14 de outubro. O grupo terá 30 dias para emitir o relatório final.

No documento para a criação da comissão, Demerson da Saúde pontuou que a Secretaria Municipal de Saúde foi responsável pelo ambulatório de atendimento médico instalado no Recinto de Exposições para a 61ª Expo Prudente, contando com equipe de médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e motoristas, em todos os dias da programação.

Contudo, o vereador ponderou que o local que abriu o ambulatório temporário para o evento “não possuía quaisquer condições de higiene, limpeza e suporte, seja para atendimento ao público quanto para os servidores que estavam no local”.

O presidente da CE ainda alertou que presenciou “o tipo de alimentação fornecida aos trabalhadores, a qual não condizia com o ideal, chegando até servirem a eles pão seco [fato indicado como erro por parte da organização]”.

“Surpreendentemente, após relatos em sessão ordinária, o secretário municipal de Saúde encaminhou oficio de nº 312/2024, refutando todas as alegações feitas em plenário, tomando-as como 'infundadas', 'que não refletiam a realidade das atividades' e, ainda, que os responsáveis pela coordenação do evento 'não possuíam em sua história nenhuma mácula ou demanda que desabonasse a conduta profissional'. As explanações em sessão foram feitas mediante fotos, vídeos e relatos de cidadãos que estavam no momento”, destacou Demerson da Saúde.

Prefeitura à disposição

Em nota, a Prefeitura de Prudente informou que está à disposição da Câmara para prestar quaisquer esclarecimentos relativos à organização e estrutura da 61° Expo Prudente.

Publicidade

Veja também