O possível "desprestígio" dos serviços prestados nos postos de saúde de Presidente Prudente chamou a atenção do MPE (Ministério Público do Estado) que, juntamente com o MPF (Ministério Público Federal) e Defensoria Pública do Estado de São Paulo, percorre as unidades. De acordo com Mário Coimbra, promotor de Justiça, o atendimento oferecido em postos do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) foi alvo de críticas pela população ouvida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos jardins Santana e Guanabara. As reclamações foram consideradas pelos órgãos que, segundo o representante do MPE, avaliarão se a problemática é levantada em outras localidades. A comissão formada ainda pelo procurador federal Tito Lívio Seabra e por Matheus Assad João, defensor público, também deve analisar, de forma geral, como tem sido o trato dos servidores públicos com os pacientes. "Não é apenas a mera estrutura que nos interessa", frisa.

Unidade Básica de Saúde do Guanabara foi a segunda a receber vistoria dos órgãos
Para Coimbra, "é importante haver uma relação de confiança entre os profissionais e aqueles que os procuram". Segundo seu raciocínio, quanto maior a atenção que o paciente recebe na unidade, menor a chance de ele sair de seu território em busca de atendimento. O promotor diz que averiguará se esta não seria a causa de muitos acabarem procurando o pronto-socorro do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo ou até mesmo as UBSs, nos casos que poderiam ser resolvidos no ESF. "Temos que buscar o padrão de qualidade ‘Humaniza SUS ’ que preza por uma equipe vocacionada para atender ao cidadão", diz.
O MPE coloca que para as três instituições envolvidas na fiscalização, a relação de confiança entre o paciente e a equipe que o recebe no posto - que ele frisa, vai desde os recepcionistas até médicos - é o ponto básico para o fortalecimento do SUS na cidade. Diz que sem este tratamento de "dignidade e comprometimento", a questão da evasão dos postos não poderá ser equacionada. "Se constatada esta deficiência, cobraremos uma providência do gestor do serviço. O SUS disponibiliza treinamentos para capacitação dos servidores, a fim de que seja mantido um padrão de qualidade geral. Temos que romper muitos paradigmas e o primeiro deles é essa necessidade de a equipe cuidar com carinho dos pacientes, como se ele estivesse em um consultório. Queremos que a população seja bem atendida", reforça.
Segunda visita
Na manhã de ontem, a comissão esteve na UBS do Guanabara, onde Coimbra disse ter ficado desapontado com as colocações dos munícipes em relação ao ESF que funciona no bairro. Apontamentos semelhantes ele disse ter ouvido também no Santana em visita anterior. "O SUS investe muito neste serviço justamente para que a atenção básica seja extraordinária. Nestas regiões, para nossa surpresa, a população não está dando ou não recebe o devido valor, ou seja, a ESF não está atingindo o objetivo preconizado pelo SUS. Nas próximas visitas daremos uma atenção especial para esta área para saber o que realmente está ocorrendo", adianta. Conforme o promotor, as reclamações vão desde o fato de as equipes do posto não irem até o local onde estão os doentes até a medicação de idosos.
Por outro lado, as duas UBSs percorridas até o momento apresentaram aspectos positivos no que diz respeito à gerência. O promotor destaca que nos dois casos o referido cargo é ocupado por "funcionárias de carreira que entendem muito de SUS, são vocacionadas e demonstraram interesse em interagir com a população". "Isto é fantástico", complementa. O atendimento nas unidades básicas, segundo Coimbra, também foi elogiado pelos cidadãos.
Próximas ações
A força-tarefa realizada no município para constatar eventuais carências na área em questão teve início neste mês. A próxima UBS a ser percorrida ainda não foi definida, porém, Coimbra adianta que mais algumas visitas serão realizadas antes que o município seja chamado para uma reunião onde serão expostos os resultados parciais da ação. "Com a conclusão deste serviço, desejamos que a administração tome as devidas providências para que as angústias sejam dissipadas", estima.
SAIBA MAIS
CUIDADORES
Por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a Prefeitura de Prudente defende os serviços prestados nos postos do ESF. Diz que o serviço "é bonificado e muito elogiado pelo Ministério da Saúde’. Quanto à humanização no atendimento, diz que a prefeitura tem trabalhado nesta questão, inclusive realizando palestras e eventos que visam reverter a situação. "Já melhoramos muito, mas sabemos que ainda há falhas a serem sanadas", reconhece. Como uma forma de incrementar o atendimento, anuncia que contratará 20 jovens, universitários de faculdades da cidade, que atuarão nas dez UBSs de maior movimento, recebendo os pacientes e oferecendo-lhes as informações necessárias. Os chamados "cuidadores" receberão uma bolsa para trabalhar por seis horas diárias. O projeto é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juvetude e deve ser colocado em prática em setembro.