Comida de Buteco é incluído no calendário de eventos da cidade

Participantes da competição e autoridades estiveram presentes ontem na premiação

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 31/07/2013
Horário 09:22
 

A premiação dos vencedores do 1º Concurso Comida de Buteco de Presidente Prudente, Rota 567 Snooker Bar, Restaurante Mané Gula e Gaúchos Bar e Petiscaria, foi realizada ontem pela manhã, no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal. Na ocasião, além dos participantes da competição, estiveram presentes o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), secretários de outras pastas, além de representantes da Câmara Municipal, da Federação dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Amanda Chadad, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares e representante da Federação Brasileira de Alimentação e Hospedagem, Rubens Afonso, entre outros.

Jornal O Imparcial Fábio Sato (2º lugar), Marília Murgo (1º) e Renildo Vogel (3º)

Após pronunciamento das autoridades e elogios mútuos, o secretário de Turismo Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande, agradeceu o apoio que recebeu das demais secretarias, do prefeito, e de todos os parceiros, especilamente dos proprietários dos estabelecimentos que acreditaram no concurso e no potencial da cidade investindo em seus negócios.

Lembrou que é difícil fazer um evento quando não se tem um histórico para se embasar, porém, ainda assim, foi um sucesso absoluto, pois, todos trabalharam juntos, numa mesma causa, que era fazer um evento bonito, cheio de criatividade, aroma e sabor, destacando que Prudente tem potencial  no setor gastrônomico, desde os menores aos maiores estabelecimentos.

"Só temos a agradecer a todos e garantir que o evento já está incluído sim no calendário de eventos da cidade. No ano que vem, estará novamente dentro do Festival de Inverno e se Deus quiser ainda melhor. O que desejamos é que tenhamos mais parceiros para que esta realização conjunta e não autônoma do Turismo possa evidenciar o que temos de bom em nossa cidade", enfatiza.

 

Os vencedores

Além dos três primeiros colocados, que receberem um quadro nas cores dourado, prata e bronze, respectivamente, todos os demais participantes foram presenteados com um prato de parede decorativo, personalizado com a temática do concurso.

A gerente do Rota 567 Snooker Bar, Marília Paganini Murgo, 26 anos, há apenas seis meses no ramo, pensava sim numa classificação, mas primeiro lugar foi realmente uma surpresa. O estabelecimento ganhou a competição com o prato Pastelzinho de costela suína defumada com queijo. "Ficamos muito felizes, toda a equipe, porque não se resumiu apenas ao prato, à cozinha, mas todos os funcionários. A iniciativa foi muito importante, e proporcionou bem o ditado ‘toda ação tem uma reação’. Temos porte para tal e a tendência é melhorar ainda mais", destaca.

Fábio Sato, 33 anos que ficou com o segundo lugar, com o prato Frango a Parisiense, do Restaurante Mané Gula, foi enfático ao dizer que o que deve realmente ser destacado é a iniciativa  do concurso. "Estou há cinco anos na atividade e foi a primeira vez que vi alguém se preocupar em evidenciar tal setor e de uma forma tão inteligente. Não foi uma disputa e sim a união de todos os estabelecimentos em ‘transformar’. Parabéns a todos", expõe.

O proprietário do Gaúchos Bar e Petiscaria, Renildo Vogel, 30 anos, que ficou em terceiro lugar, com o prato Costela à moda gaúcho, afirmou ter ficado totalmente satisfeito com a conquista. "Durante o período do concurso, tivemos um aumento de 30% nos atendimentos. Recebemos muitos clientes novos. E o bacana é saber que correspondemos com o que era proposto, não só ao prato, mas a questão do ambiente ser agradável num todo, desde qualidade no que se trabalha, atendimento, higiene... Ficamos muito contenetes mesmo".

 

Relembrando

Ao todo, participaram do 1º Concurso Comida de Buteco, entre 4 e 18 de julho, 20 estabelecimentos, que tiveram no local um banner do evento, uma urna e cédulas para que os clientes votassem no prato inscrito que era um tira-gosto, como era o atendimento, a higiene do local e a temperatura em que a bebida era servida. A avaliação foi feita pelo júri popular (clientes), que avaliou os pratos dando as notas ótima (dois pontos), regular (um) e ruim (zero).

Completando a avaliação, cinco especialistas da gastronomia também visitaram os estabelecimentos participantes para realizarem o mesmo julgamento, só que com notas 100 para ótima, 50 para regular e 0 para ruim. O resultado final saiu no dia 24, ficando da seguinte forma: primeiro lugar com 795 pontos o Rota 567 Snooker Bar, com o Pastelzinho de Costela Suína; em segundo com 790 pontos Mané Gula com Frango à Parasiense e em terceiro com 786 pontos o Gaúcho’s Bar e Petiscaria, com a tradicional Costela à moda gaúcho.
Publicidade

Veja também