Você já deve ter percebido que as vitrines das lojas ganharam novas cores, e preços, nesta semana que antecede a famosa e tão esperada Black Friday. O dia de promoções, que ocorre nesta sexta-feira, hoje já se transformou em uma verdadeira chuva de descontos chamativos e que requerem muita atenção por parte de quem compra, mas também de quem vende, especialmente neste momento de pandemia. Por isso, a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região) comentaram sobre como os lojistas deverão se comportar nesse momento e abordaram a importância do cumprimento das regras de saúde impostas pelo Plano São Paulo.
Para o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, mesmo a data nascendo no exterior, ela já se transformou em uma tradição para o comércio brasileiro, especialmente porque muitos lojistas se preparam para oferecer não apenas uma sexta-feira de promoções, mas toda uma semana de ofertas especiais. “É uma data que complementa o Natal e antecipa as compras de fim de ano de muita gente, então, sem dúvidas, é um período muito importante para quem vende”. Mesmo com o comércio virtual cada vez mais fomentado, ele lembra que o movimento físico também deve ser intenso, o que faz com que os comerciantes estejam confiantes com a chegada do dia 27, especialmente depois de amargarem prejuízos com o fechamento das portas nos meses que se já passaram.
“Por isso, obedecer ao Plano São Paulo é fundamental. Existem regras que já são seguidas diariamente, mas que nesta semana deverão ser intensificadas. Exemplos disso são as máscaras, álcool em gel e o distanciamento social, pois sabemos que a fiscalização será intensa”, comenta Ricardo.
Para o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, as recomendações são as mesmas, assim como o otimismo. Ele lembra que há alguns anos a cidade promovia a chamada Semana do Freguês, que veio a ser superada com a chegada da Black Friday, o que traz apenas motivos de felicidade. “Sabemos que são liquidações vantajosas e que a população adora”. Ele ressalta que o movimento neste momento de pandemia começa a apresentar sinais de recuperação, o que traz a sensação de esperança de que a sexta-feira será boa para o comércio local, mas não deixa de lado o alerta para todos.
“Precisamos da colaboração de consumidores e lojistas para que essa data, tão importante para nós, seja um sucesso mesmo diante desse momento que vivemos. E sei que conseguiremos”. Vitalino ressalta que mesmo faltando alguns dias, as lojas já estão prontas, com vitrines chamativas e preços mais baixos, e que agora basta aproveitar a oportunidade.
Mesmo em meio à pandemia, o setor espera um aumento significativo nas vendas. O gerente administrativo da Henro, César Rodrigues, explica que durante todo o mês de novembro a loja vem promovendo o que chamam de “Black November”, ou seja, a oferta de itens a preços promocionais. “No dia da Black Friday o consumidor poderá encontrar itens com 50% de desconto”, explica. Tradicionalmente, o mês também apresenta um aumento nas vendas. “Na semana da Black a gente espera um aumento significativo de 20% a 30% nas vendas”, afirma.
Segundo o gerente de vendas da Tanger, Nivaldo Aparecido Grando, a loja prepara algo diferenciado para os seus clientes. Para tanto, a aposta foi atrair os consumidores através dos combos – peças conjuntas por um menor valor ou desconto na segunda peça – e, com isso, as reduções podem chegar até 30%. No entanto, explica que a pandemia trouxe perdas significativas para o setor e as vendas deste ano podem não ser tão significativas se comparadas com as mesmas do ano passado, visto que muitos fornecedores não têm o produto para entrega.
Foto: Weverson Nascimento
Loja aproveitou a data para engatar um mês inteiro de promoções
Fotos: Arquivo
Ricardo Anderson, da Acipp: “Data complementa o Natal”
Vitalino, do Sincomércio: “Black Friday superou a Semana do Freguês”
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