Comércio de Pirapozinho entra no clima junino

Lojistas têm expectativa de boas vendas neste mês de junho por causa das datas comemorativas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/06/2024
Horário 07:00
Foto: Cedida
Loja Rainha Confecções já tem diversas peças para deixar a moda junina em dia
Loja Rainha Confecções já tem diversas peças para deixar a moda junina em dia

O mês de junho chegou e com ele toda a animação das festas juninas. É tempo de saborear as delícias típicas, vestir o traje caipira e dançar ao som de músicas tradicionais da época. Segundo a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Pirapozinho, os setores de comércio, varejo e atacado já se movimentam desde o final de maio para deixar o “arraiá” ainda mais especial.

O presidente da ACE Pirapozinho, Julio Cesar de Moraes, explica que isso ocorre pela importância de o município ser um polo comercial. “Pirapozinho é uma microrregião do oeste paulista, aqui, além dos moradores, temos consumidores das cidades de um raio de 60 km e até do Estado do Paraná que optam em realizar suas compras aqui conosco e isso faz o nosso comércio ser pujante e de relevância regional”.

Outro fator que alavanca as vendas no mês de junho são as celebrações festivas dos santos: São João, São Pedro e Santo Antônio. “Além de preservar a cultura popular, essas tradições movimentam toda a economia local. São supermercados, mercados de bairros, lojas de produtos de decoração, confecção, roupas, calçados, padaria, conveniência e diversos segmentos que de forma direta e indireta são impactados”, afirma o presidente da ACE.

Na Rainha Confecções, empresa que há mais de três décadas está em Pirapozinho, tem roupas e uma variedade de peças em estoque para todos que querem ficar no estilo. “Iniciamos os preparativos, organização, exposição e vendas das roupas típicas já no final de maio”, afirma a auxiliar administrativa Flávia Regina Borges Fernandes.

A colaboradora afirma ainda que a expectativa é alta para esse ano, “pois a loja já possui camisas xadrez masculina, feminina e infantil, camisas tradicionais e jeans, calças, casacos e jaquetas perfeitos para compor looks juninos, além de acessórios como cintos, lenços, meia calças e luvas para o inverno.

No Mercado e Mercearia Dila, a sócia-proprietária Odila Andrade afirma que o estabelecimento já está no clima e promete atrair os clientes. “Aquele que gosta da boa comida que o período junino tem, aqui no mercado há uma banca com guloseimas e produtos como amendoim, canjica, pipoca, pé de moleque, pipoca e claro, diversos ingredientes para fazer as delícias caseiras como bolo, milho, pamonha, quentão e muito mais”.

33ª Festa Junina de Pirapozinho

O presidente da ACE lembra ainda que a comunidade já deu o start para a tradicional festa da região e isso fomenta todos os setores. “A Festa Junina de Pirapozinho, ou como todos conhecem, a Fejupi, que em 2024 está na sua 33ª edição, será no fim do mês, mas toda a população já respira e, mais do que isso, vive a Fejupi. Como Associação Comercial, já em meados de maio, buscamos capacitar os empresários e empreendedores, trouxemos gratuitamente qualificação de como os mesmos poderiam utilizar e potencializar o evento para trazer ideias e vender antes, durante e depois da festa”, destaca o presidente.

O comércio também é influenciado pelas entidades assistenciais do município que estarão na realização do evento que ocorrerá no recinto do Parque do Povo. As entidades como Casa da Criança e Adolescente, Associação Asilo Vicentino Nossa Senhora da Penha, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a comunidade das Paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, marcarão presença e estarão com vendas de produtos em uma praça de alimentação. 

“Essas entidades fazem um trabalho excepcional em nossa Pirapozinho e região e já se preparam e planejam para levar o melhor da cidade por meio da gastronomia. Estão na organização e preparo há vários dias, utilizando o comércio em compras de ingredientes, produtos de embalagens, dando uma maior vida à nossa cadeia econômica”, enfatiza o presidente da ACE.

Foto: Arquivo


Fejupi fomenta vendas no comércio pirapozense

Publicidade

Veja também