Os fogos de artifício são uma tradição do ano-novo, dando boas-vindas ao novo ciclo que se inicia. Para alguns comerciantes do setor em Presidente Prudente, as vendas têm apresentado um aumento significativo por conta da procura típica do fim de ano. “Este ano, surpreendentemente, a demanda por fogos de artifício começou antes mesmo do Natal. Estamos bem otimistas com as perspectivas para o ano-novo, que tendem a continuar aquecidas”, ressalta Nathália Cristine Bertasso, sócia-proprietária da loja Fogos & Cia., de Prudente.
De acordo com Nathália, em relação ao réveillon do ano passado, a expectativa é de um aumento de 20% nas vendas. “Os fogos de artifício com efeitos visuais marcantes estão entre os mais procurados pelos clientes”.
Nathália ressalta que após as novas legislações - desde 2021 está em vigor a Lei 17.389/2021, que proíbe a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido, em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de proteger pessoas com maior sensibilidade sensorial, como autistas, idosos e animais - a loja passou a trabalhar com fogos de baixo ruído de efeitos visuais. “Sem dúvida esses produtos têm sido altamente procurados”.
Em Prudente, um decreto está em vigor desde 2017, também proibindo o uso de fogos de artifício com efeitos sonoros em qualquer evento promovido pela administração municipal, para evitar prejuízos à saúde do homem, em especial, de crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, com síndrome de down, autistas e de pessoas com deficiência auditiva que utilizam aparelhos, que podem ter maior sensibilidade ao barulho dos fogos, causada pela amplificação sonora desses aparelhos.
Na loja Fogos e Alegria, também em Prudente, a proprietária Isabel Cristina Nunes afirmou que as pessoas estão comprando os fogos antecipadamente. “Projetamos um aumento nas vendas de 200% em relação a outros períodos do ano, e 20% em relação ao mesmo período do ano passado”.
Segundo Isabel, os foguetes coloridos - aqueles que abrem bombas coloridas no céu - estão entre os mais procurados pelos clientes. Com relação aos fogos de baixo ruído, ela diz que as pessoas se adaptaram à mudança rapidamente.
Prevenção de acidentes
O 1º-tenente PM - chefe do Setor de Comunicação do 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente, Marcos Rogério Dalpério Spacini, passou algumas orientações sobre o uso e manejo dos fogos de artificio:
- Crianças não devem ser incentivadas a brincar com fogos de artifício;
- Não se deve transportar fogos de artifício junto ao corpo ou em bolsos das roupas;
- Fogos de artifício só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, que vendam produtos em conformidade com a lei e em embalagens originais de fábrica, certificados e com rótulos de orientação de manuseio;
- Antes de usar o produto, ler atentamente as instruções impressas nas embalagens e ter cuidado ao segurar os fogos;
- Sempre usar em locais abertos, nunca em lugares fechados como carros, salões de eventos ou residências;
- Nunca reutilizar aqueles que tenham falhado.
O tenente reforça sobre os riscos de acidentes graves com fogos de artifício, sem o manuseio correto. “A pessoa pode sofrer lesão corporal como queimaduras, avulsão de membros, problemas de audição ou até mesmo a morte”. Além do risco de provocar incêndios em vegetação e edificações, prejuízos ao bem-estar de animais e pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Ele ressalta ainda que é necessário ficar a uma distância mínima de 30 metros do local onde estão os fogos de artifício, certificar-se de que não existem substâncias inflamáveis na proximidade do local e não soltar fogos próximo à rede elétrica
Caso ocorra algum acidente com os fogos de artifício, o tenente explica: “manter a calma, acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193”. Em caso de acidentes leves, procure socorro médico ou trate a área lesionada com água abundante ou soro fisiológico, não utilizar produtos caseiros na queimadura como pomadas, pasta de dentes, óleos.
Fotos: Cedidas
Loja Fogo e Alegria espera aumento nas vendas de 200% em relação a outros períodos do ano
1º-tenente PM, Marcos Rogério Dalpério Spacini, orienta sobre como manejar fogos com segurança