Na manhã desta terça-feira, a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e o Condef (Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência) realizaram, na área central de Presidente Prudente, ações de conscientização sobre a preferência das pessoas autistas nas filas de estabelecimentos comerciais, bem como em lojas, bancos, lotéricas e supermercados.
De acordo com o presidente do Condef, Salvador Cruz Neto, a iniciativa teve como objetivo alertar a importância das placas aos lojistas e aos próprios indivíduos autistas, que, muitas vezes, não possuem conhecimento do direito prioritário. “O atendimento preferencial é conhecido por contemplar idosos, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e pessoas com deficiência. Entretanto, se esquecem dos autistas, que desde 2018, com a lei municipal 9.661, também foram incluídos e fazem parte da categoria”, explica.
“Entregamos para cada gerente a nova placa com o símbolo do autismo, a fim de disseminar a informação para todas as pessoas. A ação de hoje foi graças ao pedido de uma mãe que havia feito a solicitação e abraçamos a ideia”, pontua.
Um dos meios de identificar uma pessoa com TEA (transtorno do espectro autista) é por meio da carteirinha PCD (pessoa com deficiência), laudo médico ou pelo uso do colar de girassol, símbolo internacional da deficiência não visível e que foi sancionado pelo prefeito Ed Thomas (PSB) por meio da lei nº 10.638/2021.
O presidente da Condef acrescenta que “meios para a identificação desse público não faltam, o que necessita é a conscientização e o respeito pelo direito desses cidadãos”.
Para aqueles que possuem lojas, empresas ou quaisquer tipos de estabelecimentos que queiram a placa do atendimento preferencial com a inclusão do símbolo do autismo, basta enviar o pedido de solicitação para o e-mail inclusã[email protected]. O telefone para mais informações é o (18) 3222-3221.