COMERCIANTE SÍMBOLO 2017

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 08/08/2017
Horário 11:50

Bom dia

“Sorria, respire e vá devagar”

(Thich Nhat Hanh)

 

Comerciantes do ano

As empresárias Dilcilene Maria Pantarotto Perego e Wanderci Afonso Cancian, sócias proprietárias da Botica Nativa, receberam sexta-feira, o título de “Comerciantes Símbolo 2017”. A cerimônia foi realizada pela Associação Comercial e Industrial e Sindicato do Comercio Varejista, no salão de festas do Buffet Corazza.

 

Merecimento

“O empreendedorismo e a ética com que conduzem seus negócios, além da contribuição prestada ao desenvolvimento da atividade comercial em Presidente Prudente justificam a homenagem a Dilcilene Maria Pantarotto Perego e Wanderci Afonso Cancian”, comentou Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Associação Comercial.

“O interesse profissional em comum, o perfil sério e dedicado ao trabalho e sobretudo a vontade de contribuir para a promoção da saúde em nossa cidade as uniu, ainda bem jovens, para fundarem a Botica Nativa. O destino apostou nesse sonho e conspirou para que nossas queridas Dil e Ziza o concretizassem. Reverenciamos a trajetória de vida de duas mulheres guerreiras – recheada de muitas lutas e realizações”, ressaltou.

 

Alegria compartilhada

Duas datas importantes coincidiram com a homenagem a Dilcilene Maria Pantarotto Perego e Wanderci Afonso Cancian: os 30 anos de sua empresa, Botica Nativa, e os 90 anos da Associação Comercial de Presidente Prudente.

 

Patrono

No evento da Associação Comercial e do Sincomércio foi lembrada a figura histórica de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, patrono do comércio brasileiro.

 

Reconhecimento público

Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio, disse que a cerimônia de homenagem ao Comerciante do Ano é sempre emocionante, “pois se trata de um reconhecimento público, da parte dos colegas comerciantes e entidades afins, àquelas que nos inspiram com seu trabalho”.

 

Exposição

O fotógrafo Marcos Sanches inaugura hoje a exposição "Dos trilhos ao centenário". A mostra reúne 35 fotografias e retrata o olhar sensível do fotógrafo sobre a cidade". Um recorte sobre o seu desenvolvimento e suas paisagens são alguns dos elementos que o público pode apreciar. A exposição pode ser visitada até o dia 3 de setembro, na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo.

 

On line

Agropastoril Francisco J. Jacintho, um dos criadores pioneiros na seleção de cavalos Quarto de Milha no Brasil (desde 1964), coloca à disposição para venda, por leilão on line, de 5 a 10 de agosto, alguns dos seus melhores exemplares, linhagem consagrada de cavalos de trabalho, com excelente genealogia.

 

Doença silenciosa

Controlar o nível de colesterol significa amenizar as chances de ter problemas cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), principais causas de mortes no Brasil. Por isso, anualmente, há uma mobilização para este cuidado, com o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado no dia 8 de agosto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% da população adulta no país possui níveis elevados de colesterol.

Agradecimento

Durante a solenidade de prestação de contas aos integrantes do Ministério Público, na sexta-feira, o presidente do Hospital Regional do Câncer, Antonio da Cunha Braga agradeceu aos procuradores da República Luis Roberto Gomes e Tito Lívio Seabra “pela ação inédita no MP do Brasil”. Até então, segundo Braga, recursos dessa natureza eram destinados à união. Os integrantes do MP Federal e Estadual, apoiados pelo Judiciário, entenderam nesse caso que a população regional seria mais beneficiada com a destinação ao Hospital Regional do Câncer, destacou. O diretor também agradeceu o Ministério Público do Trabalho, que também tem feito acordos judiciais, transformando multas em recursos para o HRC. “Os benefícios já são sentidos pela população, principalmente os mais necessitados, que recorrem ao hospital em busca do tratamento gratuito”.

 

Abrangência

O Hospital Regional do Câncer já pode atender toda região da Divisão Regional de Saúde – D.R.S. 11, composta por 45 municípios, na área de Quimioterapia, informou a diretoria. Pronto, poderá atender uma população de 2 milhões de habitantes e Prudente passa a  ser a terceira região do interior do Estado em tratamento oncológico, depois de Barretos e Jaú.  Em pleno funcionamento deverá empregar cerca de 500 funcionários, mais de 100 médicos.

 

O idealizador

Em seu pronunciamento, na sexta-feira, o presidente do Hospital Regional do Câncer homenageou Antonio Sérgio Querubim, o contador que há 20 anos lançou a ideia da construção do HRC.  Paciente oncológico, viajava a Jaú, para fazer o seu tratamento. Ao retornar, dizia para todos, que Prudente devia construir um Hospital do Câncer, para que outros pacientes não sofressem como ele, nessas viagens”. “Há 20 anos, do sofrimento de Sérgio Querubim nasceu a ideia do HRC, implantado por um grupo de voluntários e pela AAPC (Associação de Apoio ao Paciente de Câncer)”, destacou Braga.

 

Atuação do MPF

O procurador da República, Luís Roberto Gomes, relembrou os obstáculos que teve para que a destinação da verba adquirida através da multa aplicada à Cesp fosse destinada ao Hospital do Câncer. Citou que a assinatura desse contrato foi emblemática, pois o projeto inicial não contemplava essa implantação: seria um hospital sem UTI, sem Centro Cirúrgico, sem Centro de Diagnóstico e nem refeitório. “Seria um anexo da Santa Casa conforme a concepção original. Não que isso estivesse errado ou certo, mas nós queríamos algo maior: um hospital com capacidade de gerenciar os recursos, de construir, de equipar”, salientou.

 

A credibilidade

O secretário Municipal da Saúde, Valmir da Silva Pinto, representou o prefeito na cerimônia de sexta-feira, no HRC. Disse que assistia “um momento histórico”, e que esse passo importante deriva da credibilidade dessa fundação. “Se existe uma instituição que tenha credibilidade de toda a população, vamos dar o nome de Hospital Regional do Câncer”.

 

RAPIDINHAS

Se você é fã de morango não deixe de conferir os últimos dias do Festival do Morango, recheado de delícias, na Padaria Formosa.

Paulinho Medeiros e Gabriel Coquemalla, do polo da Unicesumar em Prudente, organizam a vinda da Orquestra Filarmônica Unicesumar, dia 3 de setembro.

Vigilância Epidemiológica Municipal de Prudente realiza de 7 a 11 de agosto, a “Semana de Prevenção e Controle da Leshimaniose Visceral”.

A campanha alerta para a leishmaniose, segunda maior doença parasita, que mata no mundo, transmitida pelo mosquito palha ao homem ou ao animal.

Ponto final: Preserve o meio ambiente. Diga não aos produtos descartáveis!

Publicidade

Veja também