Comemoração de todos os fiéis defuntos

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 29/10/2023
Horário 04:06

Texto referencial: “Estais, pois, preparados porque a hora em que não pensais, virá o Filho do homem”. (Lc 12, 35-40) 

A pós-modernidade, indiscutivelmente, é antropocêntrica, mas ninguém nega que, se nascendo, também se morre. Aliás, o que se mais teme é a morte: a finitude é nosso maior problema. Reclama-se da vida, acusa-se, mas ninguém quer morrer. Não sem razão, que o pensamento ocidental (Europa), tanto alude às angústias. Em nossos dias, às vezes, até jovens falam do não sentido da vida. Há mesmo, quem ocorre ao suicídio, pois afirmam que não vale a pena viver. Nós cristãos, não podemos pensar assim. Não somos ingênuos: mas temos esperança. Devemos, aliás, alimentá-la sempre. Portanto, não basta viver, nem adianta temer a morte. É preciso enfrentá-la como cristãos. Por isso, cabe-nos investir no sentido pleno da vida: assumindo-a. Jesus é nossa referência básica. Fundamental. Não lemos apenas os filósofos, mas a Escritura Sagrada, mormente o Novo Testamento. Jesus teve solidariedade conosco. Veio ao nosso encontro, encarnando-se. Não negou que haja sofrimento, assumiu-o como amor. Foi realista. Foi injustiçado e morto, mas ressuscitou e prometeu o mesmo a todos os que nele crescem, amassem o dom da vida, cultivando-a. O dia dos Finados não é apenas uma ocasião para dirigir-se ao cemitério, levando flores. É bom não esquecermos nossos entes queridos. É, deveras, lamentável que certos filhos(as), hoje fazem: esquecem seus falecidos, entre eles: pais e irmãos. Parecem pagãos. Portanto, Finados é um dia em que lembramos que somos finitos, morreremos. Mas, que ressuscitaremos. Cristo está conosco. Ele foi preparar-nos um lugar. Quer-nos eternamente na casa do Pai. Felizes. Por isso, leiamos a Palavra de Deus e sejamos cristãos que amam e oram, construindo o Reino de Deus. Finados é dia de Esperança e fé. Podemos até levar flores aos túmulos dos nossos, mas não os esqueçamos na oração e na gratidão. Sejamos cristãos, realmente. (Fonte: Dom Carmo João Rhoden, Bispo Emérito de Taubaté (SP).

MINI SERMÃO:
30º Domingo do Tempo Comum (Mt 22,34-40)

Diante do Senhor toda voz de prepotência se cala. Se Deus não for a prioridade em nossa vida, Ele não ocupará nenhum outro lugar. Para Deus é assim: ou Sou tudo ou Sou nada. Devemos ser pessoas sinônimas de fidelidade ao Senhor! Infelizmente o culto mais frequentado atualmente é o culto à vontade própria. Troca-se a simplicidade de Deus por um aglomerado de complicações e vaidades. O amor não é paliativo. Amor é decisão! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -

Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
O que Jesus propõe nesta página evangélica é um ideal maravilhoso, que corresponde ao desejo mais autêntico do nosso coração. Com efeito, fomos criados para amar e ser amados. Deus, que é Amor, criou-nos para nos tornarmos partícipes da sua vida, para sermos amados por Ele, para o amar e para amar juntamente com Ele todas as pessoas. Este é o “sonho” de Deus para o homem. E a fim de o realizar precisamos da sua graça, necessitamos receber em nós a capacidade de amar, que provém do próprio Deus. Jesus oferece-se a nós na Eucaristia exatamente por isso. Nela recebemos o seu Corpo e o seu Sangue, ou seja, recebemos Jesus na expressão máxima do seu amor, quando Ele se ofereceu ao Pai para a nossa salvação. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017).

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @rafaelmcampos.pe
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também