Pelo que apurou o Plantão, embora careça de confirmação em anúncio oficial, o prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), nomeará secretária de Esportes a educadora física e ex-jogadora de basquete, Maria Cristina Borges Madeiral “Tute”.
ELAS NO 1º ESCALÃO
A se confirmar esta e outras possíveis nomeações, Tute Madeiral é uma das três mulheres para o 1º escalão. As outras já informadas aqui pela coluna são a Dra. Débora Tiezzi para a Saúde e Karina Gomes na Educação. Tem uma quarta no “gatilho”.
ESTILO DONALD TRUMP
Levando em consideração informações de bastidores, Tupã tem escalado seu time no estilo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolhendo – predominantemente – quem esteve com ele na caminhada.
PRIMEIRA REUNIÃO
Desde o começo, a provável secretária de Esportes foi quem articulou a primeira reunião política. Foi com ex-secretários das duas gestões anteriores de Tupã e os acolheu, juntamente com o pré-candidato, no salão do prédio onde mora.
EM ALTO NÍVEL
Tute Madeiral foi secretária nas duas gestões anteriores de Tupã e deu início em 2009 a uma sequência no comando da Semepp por atletas que competiram em alto nível, sucedida pelos medalhistas olímpicos Claudinei Quirino e André Domingos.
BRAÇADAS LARGAS
Não foi sequencial, mas outro que competiu em alto nível foi Adolfo Padilha na natação e também esteve no comando da Semepp, na gestão de 2001 a 2004 do prefeito Agripino Lima (1931-2018).
HISTÓRICO DE RESPEITO
Tute Madeiral jogou basquete 13 anos: vice-campeã mundial interclubes na China, bicampeã sul-americana, bicampeã brasileira, campeã dos Jogos Abertos do Interior e heptacampeã dos Regionais. Armadora que deixava Hortência em condição de cesta.
CLUBES E SELEÇÃO
Jogou na Prudentina, Coroados de Venceslau, Minercal de Sorocaba e Seleção do Brasil. É formada em Educação Física pela Escola Superior em Prudente e Pedagogia na Unoeste. Tem pós em formação de recursos humanos para educação infantil, na Unesp.
NA ÁREA DE OBRAS
Como secretária de 2009 a 2016, apresenta na área de obras três praças da Juventude (Cohab, Ana Jacinta e Humberto Salvador), campo sintético e cobertura de quadra no Parque do Povo, cancha de bocha e malha e cobertura de quadra no Uso Múltiplo.
MAIS DE 100 ACADEMIAS
Consta ainda reforma do ginásio da Vila Iti (que no entender geográfico do Plantão fica na Vila Verinha) e cobertura de quadra no mesmo local. Academias ao ar livre para a terceira idade foram 110.
ESTRUTURA ESPORTIVA
Prudente é rica em estrutura esportiva. Além das três praças da Juventude, possui três ginásios, quadras cobertas do Parque de Uso Múltiplo e outras 11 quadras poliesportivas, 1 centro esportivo e 19 campos de futebol, incluindo o Prudentão.
RECURSOS ESCASSOS
Não se pode dizer o mesmo de sua dotação orçamentária, que é de R$ 7,3 milhões para 2025, o que não chega a R$ 585 mil por mês. Em quantidade e não em qualidade, faltam recursos humanos.