Com união a vitória é possível 

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 04/06/2024
Horário 05:15

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem assolado diversas regiões do Brasil e do mundo, causando preocupação entre autoridades de saúde e a população. Com a chegada do período de chuvas, é essencial redobrar a atenção e os esforços para combater a proliferação desse vetor. A conscientização e a prevenção são as principais armas na luta contra essa ameaça. E, infelizmente, o mosquito fez sua primeira vítima fatal em Presidente Prudente: um homem de 76 anos foi a óbito. Ainda segundo a Prefeitura, a cidade soma, neste ano, 363 casos positivos de dengue, sendo 352 autóctones e 11 importados.

A cada ano, a dengue continua a se espalhar, causando surtos que sobrecarregam os sistemas de saúde e resultam em sofrimento e perdas de vidas. Em 2023, o Brasil registrou um aumento significativo no número de casos, destacando a necessidade urgente de medidas preventivas mais eficazes. A população, no entanto, ainda demonstra uma compreensão limitada sobre os métodos de prevenção, e é aí que entra a importância da conscientização. O combate à dengue começa em casa. E a informação é uma ferramenta poderosa na prevenção da dengue.

Campanhas de conscientização devem ser amplamente divulgadas em escolas, comunidades e meios de comunicação. As autoridades de saúde precisam intensificar os esforços para educar a população sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de criadouros do mosquito.

A luta contra a dengue é uma responsabilidade coletiva. Todos, desde cidadãos até autoridades, precisam se unir para erradicar os focos do mosquito e proteger a saúde pública. A conscientização é o primeiro passo, mas deve ser seguida de ações concretas e contínuas. A dengue pode ser combatida de forma eficaz se cada um fizer a sua parte. A hora de agir é agora. Juntos, é possível vencer a dengue.

Publicidade

Veja também