Modelos de previsão do tempo indicam máximas acima de 40 °C por vários dias seguidos na região de Presidente Prudente. A onda de calor deve atuar a partir desta sexta, dia 10, até sábado, 18 de novembro. As informações são do Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Conforme a instituição, a atuação de um sistema de alta pressão promoverá o tempo seco e quente, dificultando a formação de chuvas na região. Tal sistema deve perder força a partir do dia 18.
O Climatempo endossa as informações. Segundo o instituto, temperaturas máximas passando dos 37 °C já serão sentidas no oeste paulista. Nesta quinta, quase todo o Estado de São Paulo terá mínimas acima de 20 °C e acima de 22 °C ou 24 °C no oeste e norte paulista. Na sexta-feira, os termômetros disparam no interior de São Paulo e há previsão de temperaturas em torno de 40 °C, principalmente no oeste e norte e até mesmo em áreas do centro paulista.
O fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país. As temperaturas podem passar dos 40 °C no interior de São Paulo.
O meteorologista do Climatempo, Vinicius Lucyrio, afirma que o país está diante de uma onda de calor histórica em um mês em que normalmente há umidade se espalhando de novo sobre o Brasil, com chuvas amplas e volumosas, radiação solar mais intensa e dias mais longos. "Potencialmente, teremos recordes mensais para novembro em São Paulo. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro em termos de duração e abrangência", expõe.