Com tapete de 500 m, Piquerobi se prepara para Festa de Corpus Christi

Serão utilizados 34 mil kg de granilhas, além de tecidos e MDF, para criar as intricadas e coloridas representações religiosas 

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 28/05/2024
Horário 04:05
Foto: Arquivo
Tradição religiosa do Corpus Christi chega a 57 anos de celebração em Piquerobi nesta quinta
Tradição religiosa do Corpus Christi chega a 57 anos de celebração em Piquerobi nesta quinta

A tradicional celebração de Corpus Christi em Piquerobi, reconhecida como a maior da região de Presidente Prudente, promete atrair entre 15 a 16 mil pessoas neste ano, de acordo com o organizador do evento, Robson Xavier. Na cidads, a celebração é marcada pela fé dos devotos que honram a presença de Jesus Cristo na Eucaristia e também pelo cenário único que se estabelece nas ruas do município anualmente.

Os preparativos incluem a confecção dos famosos tapetes de Corpus Christi, cuja montagem terá início às 6h da manhã da quinta-feira. Serão utilizados 34 mil quilos de granilhas, além de tecidos e MDF (Medium Density Fiberboard), para criar as intricadas e coloridas representações religiosas ao longo de 500 metros da Rua Dr. Pedro de Toledo e na praça central da cidade. “Neste ano estamos preparando com muito amor e carinho, para acolher a todos e levar aos visitantes a uma profunda experiência de fé”, pontua Robson. 

A celebração contará com uma Santa Missa, marcada para às 18h, que será presidida pelo bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos. A procissão, que seguirá pelo trajeto ornamentado, terá início após a missa. 

Segundo o organizador do evento, desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira, por volta das 6h, os visitantes poderão apreciar a beleza da confecção dos tapetes, cujo trabalho é visto não apenas como uma expressão artística, mas como um ato de evangelização. “Para nós piquerobienses, é um dia muito esperado, no qual celebramos o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Poder ser este solo Eucarístico, onde todos vêm pedir, agradecer e prestar suas orações a Jesus Eucarístico, é uma honra. A cada ano, nos dedicamos ao máximo para sempre exaltar o Santo Nome do Senhor”, realça Robson.

57 anos de celebração

O padre da cidade, Altino Brambila, pontua que a tradição religiosa do Corpus Christi chega a 57 anos de celebração na quinta-feira. “Mesmo contando o tempo da pandemia, estamos há 57 anos celebrando e acolhendo as pessoas da região aqui em Piquerobi”, relata Brambila. 

De acordo com o pároco, a cidade, mesmo sendo pequena, consegue acolher muita gente. “Há estimativas, acredito que da Polícia Militar, que em torno de 16 mil pessoas estejam presentes no Dia de Corpus Christi,

entre motoqueiros, devotos, viajantes e curiosos. É um trabalho feito em parceria entre a Igreja, o poder público e de outras empresas que colaboram e que deu certo e promove nossa cidade”, ressalta o padre Altino.

 

Publicidade

Veja também