São cinco anos dedicados à música e, na bagagem, três DVDs lançados. “Um projeto novo, mas cheio de história”, como ele mesmo define. Com o Pagode do Kota, o cantor prudentino, Marcus Vinicius Peixoto Oliveira, o Kota, 30 anos, tem levado o melhor do pagode a Presidente Prudente e toda a região. O último DVD, intitulado “Kota Todo Mundo Canta”, foi gravado no dia 2 de fevereiro deste ano, no Seu Bastião, e está disponível em todas as plataformas digitais. Conta com dez faixas, sendo oito covers e duas autorais: “Hoje é dia hein” e “Dependente Físico”, sua nova música de trabalho que, em um mês, já soma quase 2 mil visualizações no YouTube. Neste domingo, véspera de feriado, a partir das 20h, ele participa do evento Pagode 90, no Ibiza Lounge Bar, com o cantor Salgadinho, grupo Classe A e Tropa Rafa. Mas antes, ele conversou com a reportagem de O Imparcial, relembrou o início da carreira, falou dos projetos atuais e seu amor pelo pagode: “Hoje vivo da música”. Confira, na íntegra, a entrevista!
O IMPARCIAL - Quando e como começou sua trajetória na música?
KOTA - O começo foi entre amigos, em uma brincadeira. Era eu e mais dois rapazes. A primeira apresentação foi em uma festa do crossfit, em 2019, fizemos o pagode e animamos a festa. Ali eu vi que queria isso pra minha vida. Depois formamos um grupo, chamado Conexão 18, onde começamos a tocar em 2020, bem na época da pandemia. Tocávamos à noite, depois começamos a fazer as lives. Permaneci no grupo por um tempo e, em 2022, decidi seguir carreira solo, disposto a viver novos desafios. Desde então meu sonho transbordou, hoje vivo da música e estou sempre a serviço de algo maior.
OI – Antes deste novo DVD, “Kota Todo Mundo Canta”, gravado recentemente, você lançou outros dois...
Tenho mais dois DVDs lançados: “Ibiza”, gravado em 2022, no Ibiza Lounge Bar, com três músicas autorais – “Jeito Moleque”, “A Braba Tem Nome” e “Uma Semana”, e outras covers. E o “Samba de Roda”, gravado em 2024, na Umê Brasa & Mar, só com covers.
OI - Quais são suas grandes referências musicais?
Thiaguinho, Zeca Pagodinho, Salgadinho, entre outros…
OI – E com quais de seus ídolos já teve a oportunidade de cantar?
Tenho um feat [parceria] com o pai dos anos 90, Salgadinho, foi incrível. E neste domingo tem mais! Além disso, já cantei com Inimigos da HP, Exaltasamba e Dudu Nobre.
OI - Tem alguém que você queira cantar e ainda não teve a oportunidade?
Com certeza o nosso pagodeiro prudentino, Thiaguinho.
OI - Sua atual música de trabalho, “Dependente físico”, é uma verdadeira declaração de amor… De onde vem a inspiração para compor?
A música “Dependente Físico” tem uma história engraçada. Ela veio como sertanejo e nós produzimos ela em pagode. A inspiração de compor vem de Deus, mas ultimamente, com a correria de shows, canto mais do que componho.
OI - Em seus shows, além do pagode, você faz uma mescla de forró, sertanejo e até funk! Fale um pouquinho sobre isso...
Hoje o mercado pede isso. Tem que tocar de tudo, escutar de tudo e estudar de tudo. Não pode cair no esquecimento da galera, mas o meu forte mesmo é o pagode e o samba.
OI - Como você avalia o mercado da música hoje como um todo e em Prudente?
Prudente tem muitos lugares para trabalhar, então creio eu que tem espaço pra todo mundo. E como um todo, o pagode está em alta, voltou com tudo, vivemos um momento ótimo para trabalhar e aparecer no mercado.
COMO UM TODO, O PAGODE ESTÁ EM ALTA, VOLTOU COM TUDO, VIVEMOS UM MOMENTO ÓTIMO PARA TRABALHAR E APARECER NO MERCADO
OI - Na sua opinião, ainda existe preconceito em relação ao pagode?
Na minha opinião, acabou o preconceito. O pagode quebrou barreiras, é um ritmo super animado, a galera ama o samba/pagode. Podemos ver isso com os shows sempre lotados.
OI - Que conselho ou recado você dá hoje pra quem está começando?
Acredite em si mesmo. Às vezes as pessoas que estão do seu lado não vão te apoiar. Mas isso faz parte do processo, tem que seguir em frente. Sempre sonhei em ser cantor e viver da música. E hoje percebo que a missão que Deus me deu é muito maior do que eu imaginava na infância. É uma responsabilidade gigante impactar e transformar vidas através da música. Se este for o seu sonho, nunca desista!
OI - Quem é o Kota além dos palcos?
O Kota é um menino simples, sonhador... Já fui tímido, mas sempre cheio de fé. Alguém que pensa sempre em fazer o bem, detesta brigas e é muito extrovertido. Esse é o Kota...
OI - Além do novo DVD, existe algum outro projeto em vista?
Recentemente gravamos um audiovisual e estamos trabalhando nele neste ano de 2025. Tem muita coisa boa por vir ainda, aguardem!
CONFIRA A LETRA DA MÚSICA “DEPENDENTE FÍSICO”
Tô algumas horas limpo de você
O peito apertado pra te vê
Coçando pra não mandar uma mensagem
Sei que me usa e é em mim que dá saudade
Sei que me usa e é eu que fico viciado
Seu cheiro ficou grudado no meu olfato
Eu não ligo pro fato de ser só usado
Sou um dependente físico
Do seu corpo despido
Volta aqui pro meu quarto
Deixa eu todo arranhado
Mata abstinência desse usuário
SERVIÇO
PAGODE 90
O evento Pagode 90 ocorre neste domingo, véspera de feriado, a partir das 20h, no Ibiza Lounge Bar (Rua Tenente Nicolau Maffei, 1.930, na Vila Santa Helena, em Prudente), com shows de Salgadinho, Kota, Classe A e Tropa Rafa. Os convites – pista e área vip – podem ser adquiridos de forma on-line, no site Eventou (https://eventou.com.br/)