Sem candidatos próprios aos cargos de prefeito e vice para as eleições de outubro, em Presidente Prudente, a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT (Partidos dos Trabalhadores) e pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil), definirá nos próximos dias, em reunião entre as executivas das siglas, uma coligação para anunciar qual dos pretendentes ao Executivo da capital do oeste paulista contará com o apoio das legendas. No sábado, em convenção partidária realizada na Vila Nova, os partidos anunciaram os nomes de 14 pré-candidatos ao Legislativo que vão representá-los nas urnas.
As candidaturas apoiadas por federações partidárias foram as principais novidades nas eleições de 2022, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A união de partidos em federações foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021 com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação.
Corrida pelo Legislativo
Na corrida pelas cadeiras na Câmara Municipal, os nomes anunciados pela federação foram: Luciana Telles, João Batista, Emerson da Operária, Zety Ferraz, Anelise Alves, Charles França, Melvim Eto, Valente, Serjão da Cecap, Professor Donaton, José Roberto, Priscillapreu NegraLoira, Manoel Gerônimo e Gabriela Alves Fernandes.