Com presença de Londrina e Mirandópolis, Acae realiza torneio amistoso de beisebol em Prudente

Diretor da associação nipônica-brasileira realçou que certames amistosos servem para dar ritmo de jogo aos jovens esportistas que praticam o desporto do taco e bola 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 07/04/2025
Horário 20:09
Foto: Cedida/Acae
Cerca de 80 atletas participaram dos jogos ao longo da manhã de sábado
Cerca de 80 atletas participaram dos jogos ao longo da manhã de sábado

“Realizamos na Acae, neste sábado, um torneio amistoso de beisebol nas categorias pré-Júnior [13 e 14 anos] e infantil [11 e 12 anos], entre as equipes de Londrina [PR], Aliança [Mirandópolis] e a Acae/Hinomoto/Semepp de Presidente Prudente”, inicia Lucas Saito, diretor da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) sobre os jogos disputados na manhã de sábado, no clube de campo.

Segundo Saito, o “torneio contou com muitos arremessos, rebatidas e corridas anotadas”. O diretor da associação nipônica-brasileira-prudentina indica que cerca de 80 atletas participaram dos jogos ao longo da manhã de sábado. “Contando sempre com a estrutura da Acae, os técnicos puderam utilizar estes jogos para preparação aos campeonatos nacionais que serão disputados em breve com equipes de todo Brasil”, pontua Lucas. 

“Sempre ressaltando a colaboração de voluntários que trabalham nos campos na arbitragem, no suporte as equipes, e claro, a excelente cozinha recepcionando os convidados e torcedores”, complementa Saito. 

O diretor da Acae realça que estes torneios amistosos servem para dar ritmo de jogo aos atletas locais “que se dedicam muito durante a semana, no foco de melhores resultados à equipe que representa nossa cidade”.

No mês passado

No último dia 7 de março, a reportagem de O Imparcial noticiou que depois de um hiato de 13 anos, a seleção brasileira de beisebol conseguiu voltar ao World Baseball Classic, a Copa do Mundo de Beisebol.

Três atletas de raízes locais estiveram no selecionado tupiniquim, que conquistou a classificação brasileira sobre a Alemanha no último jogo das eliminatórias, disputado em Tucson, nos EUA (Estados Unidos da América): Rodrigo “Bo” Takahashi, Daniel Yonemura e Arthur Tsujigushi.

Naquela ocasião, de acordo com a Acae, o talento prudentino não se limitava à seleção principal de beisebol, que se classificou para a World Baseball Classic: cinco jovens atletas da equipe Acae/Hinomoto/Semepp integram um grupo de 50 bolsistas do centro de treinamento da seleção brasileira em Ibiúna, que possui parceria com a MLB (Major League Baseball): Pedro Saito, Ítalo Gomes, Enzo Gomes, Gustavo Kayo e Enzo Francisco. 

Dia 12 de março

As instalações do clube de campo da Acae receberam representantes da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Naquela ocasião, a reportagem de O Imparcial noticiou que a visita marcava o início do processo de envio de um técnico voluntário para auxiliar na formação de atletas de beisebol e softbol.

Durante o encontro, as Sras. Marina Fujita e Natsuko Yamamoto – esta última coordenadora do programa na agência japonesa – apresentaram detalhes sobre o projeto, que já conta com a parceria de diversos clubes de beisebol no Brasil. 

Segundo informações divulgadas pela Acae naquela ocasião, a Jica abrange diversas áreas de atuação, como educação (com professores de língua japonesa e de ensino fundamental), saúde (incluindo cuidadoras, terapeutas ocupacionais e nutricionistas), esporte (com instrutores de beisebol, softbol, badminton, judô, kendo, entre outros) e cultura (abrangendo culinária, museologia, taiko, marketing, entre outras atividades).




 

Publicidade

Veja também