“Realizamos na Acae, neste sábado, um torneio amistoso de beisebol nas categorias pré-Júnior [13 e 14 anos] e infantil [11 e 12 anos], entre as equipes de Londrina [PR], Aliança [Mirandópolis] e a Acae/Hinomoto/Semepp de Presidente Prudente”, inicia Lucas Saito, diretor da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) sobre os jogos disputados na manhã de sábado, no clube de campo.
Segundo Saito, o “torneio contou com muitos arremessos, rebatidas e corridas anotadas”. O diretor da associação nipônica-brasileira-prudentina indica que cerca de 80 atletas participaram dos jogos ao longo da manhã de sábado. “Contando sempre com a estrutura da Acae, os técnicos puderam utilizar estes jogos para preparação aos campeonatos nacionais que serão disputados em breve com equipes de todo Brasil”, pontua Lucas.
“Sempre ressaltando a colaboração de voluntários que trabalham nos campos na arbitragem, no suporte as equipes, e claro, a excelente cozinha recepcionando os convidados e torcedores”, complementa Saito.
O diretor da Acae realça que estes torneios amistosos servem para dar ritmo de jogo aos atletas locais “que se dedicam muito durante a semana, no foco de melhores resultados à equipe que representa nossa cidade”.
No último dia 7 de março, a reportagem de O Imparcial noticiou que depois de um hiato de 13 anos, a seleção brasileira de beisebol conseguiu voltar ao World Baseball Classic, a Copa do Mundo de Beisebol.
Três atletas de raízes locais estiveram no selecionado tupiniquim, que conquistou a classificação brasileira sobre a Alemanha no último jogo das eliminatórias, disputado em Tucson, nos EUA (Estados Unidos da América): Rodrigo “Bo” Takahashi, Daniel Yonemura e Arthur Tsujigushi.
Naquela ocasião, de acordo com a Acae, o talento prudentino não se limitava à seleção principal de beisebol, que se classificou para a World Baseball Classic: cinco jovens atletas da equipe Acae/Hinomoto/Semepp integram um grupo de 50 bolsistas do centro de treinamento da seleção brasileira em Ibiúna, que possui parceria com a MLB (Major League Baseball): Pedro Saito, Ítalo Gomes, Enzo Gomes, Gustavo Kayo e Enzo Francisco.
As instalações do clube de campo da Acae receberam representantes da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Naquela ocasião, a reportagem de O Imparcial noticiou que a visita marcava o início do processo de envio de um técnico voluntário para auxiliar na formação de atletas de beisebol e softbol.
Durante o encontro, as Sras. Marina Fujita e Natsuko Yamamoto – esta última coordenadora do programa na agência japonesa – apresentaram detalhes sobre o projeto, que já conta com a parceria de diversos clubes de beisebol no Brasil.
Segundo informações divulgadas pela Acae naquela ocasião, a Jica abrange diversas áreas de atuação, como educação (com professores de língua japonesa e de ensino fundamental), saúde (incluindo cuidadoras, terapeutas ocupacionais e nutricionistas), esporte (com instrutores de beisebol, softbol, badminton, judô, kendo, entre outros) e cultura (abrangendo culinária, museologia, taiko, marketing, entre outras atividades).