A semana termina com uma nova virada de tempo no oeste paulista. Isso porque a passagem de uma frente fria provoca chuvas na região entre hoje e amanhã, enquanto no sábado a temperatura mínima volta a ficar perto de 13 °C. As informações são do Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
O Climatempo, por sua vez, informou nessa quarta que a combinação de calor intenso com a passagem da frente fria volta a provocar temporais em todo o Estado de São Paulo.
A chuva estava prevista para começar no fim da manhã desta quinta sobre algumas áreas do extremo oeste paulista e na divisa do Estado com o Paraná.
Segundo o instituto, esta frente fria já se afasta rapidamente por mais áreas do Sudeste ao longo da sexta-feira, dissipando a chuva sobre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Durante a madrugada desta sexta-feira, ainda ocorrem pancadas de chuva forte no oeste paulista.
O Climatempo comunica que a sexta-feira ainda começa com chuva, mas aos poucos, conforme a frente fria se afasta, as instabilidades perdem força.
"O sol volta aparecer mais ao longo do dia, tem previsão de chuva rápida e isolada, mas sem grandes alertas. Mesmo com a chuva, as temperaturas ainda sobem em São Paulo e a sensação é de abafamento em vários municípios", prevê.
Conforme o centro de monitoramento da Unoeste, os modelos indicam que as chuvas de outubro devem ficar dentro da normalidade no oeste paulista, sendo que o convencional para o mês é volume próximo a 150 mm.
Além da previsão de entrada de frente fria acompanhada de chuva a partir desta quinta, o monitoramento estima que outra deve chegar próximo ao dia 12 de outubro. O volume previsto para a região na primeira quinzena é de 50 a 70 mm.
Em relação às temperaturas, aponta que o normal para o mês de outubro é a média de 25,5 °C, com máximas passando de 35 °C. "No entanto, os modelos de previsão continuam indicando temperaturas abaixo da normalidade na região para o mês de outubro", expõe.