Com mais 2 confirmações, Prudente chega a 21 mortes por dengue

Novas vítimas são homem de 54 anos, falecido em 8 de abril, e mulher de 87 anos, que morreu em 6 de abril; cidade soma 14.373 casos positivos da doença

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/04/2025
Horário 17:37
Foto: EBC
Saúde destaca que colaboração da população é fundamental para controle da epidemia
Saúde destaca que colaboração da população é fundamental para controle da epidemia

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou nesta terça-feira mais dois óbitos em decorrência da dengue, elevando para 21 o número de vítimas pela doença no município.

As novas vítimas são um homem de 54 anos, falecido no dia 8 de abril, e uma mulher de 87 anos, que morreu no dia 6 de abril. A cidade conta com 14.373 casos de dengue confirmados.

A Secretaria de Saúde destaca que a colaboração da população é fundamental para o controle da epidemia. "As orientações seguem as mesmas: cada um precisa fazer a sua parte. Verificar os quintais e permitir a entrada dos agentes de saúde, que estão sempre identificados e uniformizados, o que é essencial para eliminar focos e evitar a proliferação do mosquito", afirma Débora Tiezzi, titular da pasta.

Nesta terça-feira, as equipes de saúde atuaram nos bairros Jardim Maracanã e Vida Nova Pacaembu, realizando bloqueios de criadouros e orientando os moradores. A ação também teve como objetivo reduzir o número de imóveis pendentes de vistoria, onde os agentes não conseguiram acesso em visitas anteriores. “A conscientização da população é peça-chave para evitar novas vítimas da doença. O morador que trabalha o dia todo e não consegue receber a visita do agente deve, por conta própria, inspecionar sua casa e eliminar possíveis focos do mosquito”, destacou a secretária Débora Tiezzi.

Orientações para eliminação de focos

  • Elimine água parada: verifique recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas e vasilhas;
  • Limpe calhas e ralos: mantenha as calhas e os ralos desobstruídos para evitar o acúmulo de água;
  • Tampe caixas d'água e cisternas: para evitar o acesso do mosquito à água;
  • Cubra e guarde adequadamente recipientes de água: Em caso de uso de recipientes como tanques e piscinas, cubra-os sempre que não estiverem em uso ou mantenha-os vedados.
  • Troque a água de plantas e bebedouros de animais: Se você possui plantas que acumulam água, como bromélias, ou bebedouros para animais, troque a água regularmente e leva o recipiente com água e sabão. 
Publicidade

Veja também