Em Presidente Prudente, a área 2, que compreende bairros como Parque Cedral, Jequitibás 2 e Monte Alto, é a que apresenta o maior índice larvário do mosquito transmissor da dengue. Por esta razão, será a primeira região a receber o arrastão de combate ao vetor neste sábado. Até agora, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), notificou 466 casos suspeitos de dengue nessa área. Durante o mutirão, 80 agentes de saúde irão de porta em porta coletando objetos que possam acumular água e servir de criadouros, como garrafas, pneus e outros itens. A equipe também distribuirá panfletos educativos para a população.
A iniciativa é do Grupo de Trabalho para Combate à Dengue de Presidente Prudente, formado pelas secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, Defesa Civil e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).
“As ações do comitê visam acelerar o atendimento e prevenir novos casos da doença, mas é importante que cada cidadão continue fazendo a sua parte e eliminando de suas casas potenciais criadouros do mosquito”, destacou a secretária municipal de Saúde, Débora Tiezzi.
Para otimizar o trabalho no decorrer do ano, a Defesa Civil utilizará drones para sobrevoar áreas da cidade, identificando locais de risco de acúmulo de água em prédios e terrenos. As equipes também contarão com repelentes e protetores solares para garantir a segurança durante a operação.
Além das ações de campo, médicos e enfermeiros das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) participarão de treinamentos nos dias 14 e 16 de janeiro para atualizar os protocolos de atendimento para pacientes com suspeita de dengue.
Leia mais