A tradicional Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), que acontece em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Batista, chega em sua 27ª edição. O evento, que anualmente faz parte da agenda de lazer de milhares de pessoas nessa época, será realizada de hoje a sábado, com entrada gratuita, no Parque do Povo. No local, com decoração especial, o público poderá se divertir com as várias atrações preparadas, como: cerca de 30 barracas de comidas típicas, artesanato e uma do Asilo Vicentino Nossa Senhora da Penha; parque de diversões; e atrações musicais de sucesso.
Conforme a organização, 150 mil pessoas, inclusive de Estados vizinhos, como Paraná e Mato Grosso do Sul, são esperadas. "No ano passado, tivemos a visita até de bolivianos, que foram assistir a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, ficaram sabendo da nossa festa, e vieram nos prestigiar", destaca a assessoria.
Evento, já tradicional no município, ocorre até sábado no Parque do Povo, com entrada franca
Uma novidade nesta edição será o Caminhão da Sorte, que está no recinto da Fejupi desde segunda-feira, onde ficará até o encerramento da festa, realizando o sorteio das loterias da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a prefeitura, através da Assessoria de Imprensa, o recinto estará aberto durante todo o dia, pois as barracas funcionarão desde o período da manhã. Já os que quiserem acompanhar os sorteios das loterias estes serão realizados a partir das 20h. Depois disso, iniciam as programações do palco por volta das 22h.
A festa, que conta com a maior fogueira do interior paulista, aproximadamente 50 metros de altura neste ano, já chegou a ser realizada em uma semana, no ano passado em cinco dias e agora quatro. Conforme a prefeitura, o evento ocorrerá em 2015 apenas com recursos próprios, sem ajuda de nenhum outro tipo de governo. E diante da crise que os municípios vem enfrentando, existe a necessidade de evitar gastos maiores. Porém, acredita que, embora em menos dias, não deixará de manter o brilho e pode ter ainda muito mais qualidade.
Fogueira
Mais de 100 mil quilos de madeira são usados para a montagem da fogueira da Fejupi, considerada a maior do Estado. Famosa por sua grandiosidade e beleza, tem anualmente uma equipe com uma média
de 15 pessoas responsáveis para construí-la.
A organização explica que não basta pegar qualquer tipo de madeira, mas toda uma triagem é feita com pelo menos um mês de antecedência da festa. No último dia, ela majestosamente é acesa, acompanhada de uma bateria de fogos com cerca de meia hora de duração, que deixa as pessoas encantadas, todas com os olhares voltados ao céu.
De acordo com a organização, assim como no encerramento, a abertura da Fejupi será com a queima de outra fogueira, esta com 8 metros, acesa pelo prefeito Orlando Padovan (DEM). "A Fejupi faz parte do calendário do município e a população já espera que a cada ano seja melhor que o anterior. Para sua realização, existe todo um trabalho em equipe, muitas pessoas envolvidas nos mínimos detalhes, com pelo menos um mês antes. É uma grande festa para todos os munícipes, uma vez que movimenta a economia da cidade e fomenta o turismo atraindo muitas pessoas", enfatiza o chefe do Executivo.
Atrações musicais
A dupla da casa Gustavo Henrique & Guilherme animará o público todas as noites após os sorteios do Caminhão da Sorte e, na sequência, entra a atração principal. Abrindo com voz marcante do sertanejo e com estilo, a primeira a abrilhantar essa festa é Bruno & Barretto, hoje.
Amanhã, quem se apresenta é outra dupla que conquista cada vez mais fãs Brasil afora: Conrado & Aleksandro. Na sexta-feira, quem sobe ao palco é Mateus & Cristiano e, finalizando com chave de ouro, no sábado, Carreiro & Capataz.
Durante os quatro dias de evento, a locução de tudo que acontece na Fejupi será com Marcelo Moreira, que comandará o palco. Já no encerramento, toda a cerimônia, o ritual, a contagem regressiva antes da queima da fogueira serão conduzidos pelo deputado estadual Ed Thomas (PSB), que também é radialista e locutor.