Com foco na orientação aos pecuaristas, campanha ajuda no controle de mosca-dos-chifres em bovinos

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 12/09/2024
Horário 08:13
Foto: Divulgação
Com a aproximação das chuvas, a multiplicação desses insetos é potencializada, aumentando o grau de infestação em bovinos desprotegidos
Com a aproximação das chuvas, a multiplicação desses insetos é potencializada, aumentando o grau de infestação em bovinos desprotegidos

A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – promove, entre 9 e 16 de setembro, campanha nacional que visa conscientizar os pecuaristas dos prejuízos ocasionados pela mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) aos bovinos. “Este é um ectoparasita extremamente nocivo para a produtividade e a rentabilidade da pecuária de corte e de leite. Como são hematófagos, elas “picam” os animais várias vezes ao dia, através da inserção e retirada da probóscida (aparelho bocal) na pele do hospedeiro, causando estresse – e consequente comprometimento da produção”, alerta Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.
Com a responsabilidade de ser a oitava maior indústria de saúde animal do mundo, a Vetoquinol promove a Semana Fiprotag 210 – campanha de conscientização dos pecuaristas que objetiva otimizar o combate à mosca-dos-chifres em todo o território nacional, contribuindo com a evolução produtiva da pecuária. Para isso, a iniciativa promove, em revendas parceiras de diferentes estados, recepções temáticas a pecuaristas que alertam para os riscos da mosca-dos-chifres à produção e à rentabilidade das fazendas.

Período propício 
Com a aproximação das chuvas, a multiplicação desses insetos é potencializada, aumentando o grau de infestação em bovinos desprotegidos. A preferência da espécie é por animais adultos e de pele escura, porém os bovinos jovens e com pele clara não estão livres das picadas da mosca.
“O Brasil tem histórico importante de incidência da mosca-dos-chifres. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o impacto econômico do inseto alcança U$ 3 bilhões por ano. Levando em consideração o elevado nível de tecnologia em saúde animal disponível no mercado, é lastimável que haja perda de produtividade por conta da mosca”, assinala Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol.

Tecnologia 
Para o controle da mosca-dos-chifres, uma das principais tecnologias disponíveis no mercado é Fiprotag® 210 – brinco mosquicida com eficácia comprovada em estudo científico, como da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), quando as infestações foram anuladas em 30 minutos após a aplicação do Fiprotag® 210, mantendo essa proteção aos animais contra novas infestações por até 210 dias.
“Pelo bem-estar que a solução agrega ao rebanho, cada animal passa a ganhar cerca de 15 quilos a mais de peso no período de proteção em comparação aos bovinos desprotegidos. Principalmente pela longa ação que a associação de fipronil com diazinon do Fiprotag® 210 proporciona”, finaliza Felipe Pivoto.
Após a realização da Semana Fiprotag 210, a Vetoquinol potencializa a conscientização do controle da mosca-dos-chifres com a realização da Jornada Fiprotag® 210 – evento técnico que percorre o país compartilhando informações valiosas sobre o controle desse parasita.

Brasil representa 25% dos negócios globais da Rainbow Agro

Líder na China, a Rainbow Agro se posiciona entre as dez maiores indústrias de proteção de cultivos do planeta e avança de forma consistente e estratégica em seu processo de expansão no mercado brasileiro, direcionando investimentos também na relação de acesso direto ao mercado por meio de canais de vendas. 
Há mais de 20 anos, a empresa constrói uma história de sucesso, tendo como pilares a tecnologia, a pesquisa e o desenvolvimento, buscando o fortalecimento de todos os elos da cadeia.
O Brasil é um mercado muito importante para a empresa, representando cerca de 25% do faturamento global de US$ 1,63 bilhão (2023). A empresa está no país desde 2012, quando teve seu primeiro produto registrado.
Saiba mais: www.norteagropecuario.com.br

Texto/Divulgação 

O diretor comercial da empresa, Gerson Levandowski 

Publicidade

Veja também