O Sesc Thermas de Presidente Prudente é palco de uma seleção especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que está sendo apresentada em dez unidades do Sesc São Paulo. O público prudentino tem a oportunidade de vivenciar a diversidade e a riqueza do cinema contemporâneo numa programação completamente gratuita.
O primeiro filme a ser exibido é “Stella: Vítima e Culpada” (Alemanha, Áustria, Suíça, Reino Unido, 2023), nesta terça-feira, na Área de Convivência, às 20h. A produção retrata uma narrativa ambientada durante o regime nazista, contando a história de uma jovem judia alemã que sonha em ser cantora de jazz. Capturada e torturada pela Gestapo, Stella enfrenta uma escolha terrível: aceitar ou não um acordo para evitar o campo de concentração, traindo e delatando outros judeus. O filme foi vencedor do Prêmio do Público no Festival de Málaga (Espanha).
Na quarta-feira (27), às 20h, o telão mostra “Misericórdia” (França, Espanha, Portugal, 2024), trama que acompanha Jérémie em seu retorno à cidade natal para o funeral de seu primeiro patrão. Lá, decide permanecer mais tempo ao lado da viúva. Sua presença, no entanto, cria uma desavença com o filho da mulher. A situação se complica ainda mais com um desaparecimento misterioso, a presença de um vizinho ameaçador e um padre com intenções suspeitas, fazendo a estadia de Jérémie tomar um rumo inesperado. Exibido no Festival de Cannes (França).
Já na primeira semana de dezembro, na terça-feira (3), às 20h, o filme apresentado é “Sol de inverno” (Japão, França, 2024). É época de hóquei no gelo na escola de uma ilha japonesa, mas Takuya está mesmo interessado em Sakura, estrela em ascensão da patinação artística. Orientado pelo treinador, eles formam dupla para uma competição, enquanto o inverno se prolonga, os sentimentos se aprofundam, e os dois jovens criam um vínculo harmonioso. Mas até mesmo a primeira neve acaba por derreter. Exibido nos festivais de Cannes (França), Toronto (Canadá) e San Sebastián (Espanha).
Na quarta-feira (4), às 20h, o Sesc Thermas apresenta a animação “Adam Muda Lentamente” (Canadá, 2023), na Área de Convivência. A narrativa é de um adolescente de 15 anos com uma peculiaridade única: seu corpo sofre transformações físicas em resposta às zombarias e comentários negativos que recebe. Essas mudanças, acumuladas ao longo do tempo, tornam sua vida ainda mais desafiadora, adicionando complexidade às dificuldades típicas da adolescência. A produção foi exibida no renomado Festival de Cinema de Animação de Annecy (França).
Na terceira semana da Mostra, terça-feira (10), também às 20h, tem o longa “Filhos” (Dinamarca, Suécia, 2024). Eva é uma agente penitenciária que enfrenta um dilema quando um jovem que faz parte de seu passado é transferido para a prisão. Sem revelar esse segredo, ela pede para ser alocada no bloco do rapaz, o mais violento da instituição. É então que o sentido de justiça de Eva coloca a sua moralidade e o seu futuro em jogo. Exibido no Festival de Berlim (Alemanha).
Finalizando a programação prudentina da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na quarta-feira (11), às 20h, “Levados pelas Marés” (China, 2024) traz o enredo de Qiaoqiao e Bin, que vivem uma história de amor frágil e duradoura. Quando Bin decide tentar a sorte em um lugar maior e vai embora sem avisar, Qiaoqiao parte em uma jornada para encontrá-lo. Abrangendo 21 anos de um país em profunda transformação, o filme oferece uma nova perspectiva sobre a China contemporânea. Exibido nos festivais de Cannes (França), Busan (Coreia do Sul), Toronto (Canadá) e Londres (Inglaterra).
SERVIÇO
As informações de cada filme, como sinopses, tempo de duração e classificação indicativa pode ser acessados em sescsp.org.br/prudente. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente, sempre às 12h do dia da exibição de cada filme, também pelo site, pela app Credencial Sesc SP ou presencialmente na bilheteria do Sesc Thermas, que fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400.