Com a bênção do padre Rodrigo Gomes de Moreno, do Santuário Nossa Senhora do Carmo (popularmente conhecido como Igreja Maristela), foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, em Presidente Prudente, o Abrigo de Animais “Luciana Laura Tereza Oliveira Catama”. Diferente da atuação de entidades e ONGs (organizações não governamentais) que acolhem como moradia, o local será especificamente para atender cães em situação de abandono, de vulnerabilidade pelas ruas da cidade. A construção foi viabilizada com recursos do Ministério Público Estadual, na ordem de R$ 1.053.998,66.
Foto: Elisângela Lucca
Padre Rodrigo deu a bênção ao Abrigo de Animais
“Lá será uma casa de passagens para os animais que chegarem. Eles serão tratados, castrados, chipados e colocados para adoção. Os animais ficarão no abrigo por um curto espaço de tempo até serem realocados para seus espaços definitivos”, expõe o secretário Fernando Luizari Gomes, da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), pasta responsável pela parte burocrática do local.
Contudo, segundo o secretário, quem estará à frente do abrigo efetivamente como coordenadora será a zootecnista Cássia Iara Calderan Cordobe e os veterinários Ricardo Arenales Santos e Oskar José Ditt Kump. Além disso, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) será parceira do abrigo, que contará com os acadêmicos voluntários do curso de Medicina Veterinária. A diretora do curso, Gláucia Prada Kanashiro, falou da importância do abrigo, em “melhorar a qualidade de vida dos animais e de minimizar a questão do abandono nas ruas”.
Foto: Elisângela Lucca
“Melhorar a qualidade de vida dos animais”, destaca Gláucia Kanashiro
Conforme Luizari, inicialmente os trabalhos no local serão apenas com cães. Segundo ele, o gatil não foi feito, porque o ganhador da primeira licitação faleceu. Depois, logo veio a pandemia e o abrigo ficou parado e quando foi reaberta a licitação foi apenas para abrigar cães.
O prefeito Ed Thomas (PSB) destacou os parceiros envolvidos, dentre eles, estavam presentes Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Concessionária Cart, entidades e redes de proteção aos animais e vereadores. E, o empenho da Semea e da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) na construção. Também prestou homenagem à família de Luciana Catana, que dá nome ao abrigo, - uma ativista que lutava muito pela causa da saúde animal, protetora dos animais, e, infelizmente, vítima de um câncer veio a falecer.
Ele explanou ainda sobre os projetos de expansão do local, inclusive, a criação de um gatil, viabilizado em parceria com a Usina Cocal, além de um banco de rações com apoio de empresas parceiras.
Luizari destaca que em uma área com extensão de aproximadamente 5 mil metros quadrados, todo alambrado, o abrigo conta com um canil que abrigará em torno de 200 cães, que, dependendo do porte, cada baia poderá acomodar de três a quatro cachorros.
“Temos também uma quarentena, onde os animais ficam depois de tratados [vacinados e vermifugados]. Ou aqueles mais ferozes. E na parte de dentro do abrigo tem sala de consultório veterinário, banho e tosa, espaço para o profissional plantonista com banheiro, cozinha, lavanderia. Enfim, é uma unidade completa, onde os animais podem receber todo atendimento adequado como de uma clínica”, expõe o titular da Semea.
De acordo com o promotor de Justiça, Jurandir José dos Santos, o recurso saiu dos cofres públicos, provenientes de multas e termo de ajustamento de conduta, que iria para o Fundo Estadual, na ordem de R$ 2 milhões. Feito o acordo com a Prefeitura para construção do abrigo e da Usina de Resíduos da Construção Civil. “A ideia é que estes animais sejam cuidados e entregues em condição de serem adotados pela população”, destacou o promotor.
O secretário da Semea ressaltou ainda que a intenção é que o abrigo seja uma referência estadual para outros municípios. “A principal atuação do abrigo será na castração de animais de rua e abandonados, que devem ficar em média três meses no local para concluir todo procedimento, para que sejam castrados, vermifugados e vacinados, em seguida, colocados para adoção”, acrescentou a coordenadora do local.
SERVIÇO
Lembrando que, casos de denúncias de maus-tratos, podem ser feitas através do telefone 156. Mais informações o telefone do Abrigo de Animais é (18) 3906-2460.
Fotos: Elisângela Lucca
Fernando Luizari disse que animais ficarão no abrigo até serem realocados
Promotor Jurandir esteve presente na solenidade inaugural
CONFIRA TAMBÉM:
Prefeitura anuncia inauguração do Abrigo Municipal de Animais
Parceria viabiliza operacionalizar abrigo público de animais em Prudente
Prefeitura de PP e universidade definem convênio para atuação conjunta no abrigo de animais
MPE vistoria instalações de abrigo municipal de animais em Prudente
Abertura do Abrigo de Animais depende da contratação de veterinários