As perspectivas de vendas para a Black Friday na região de Presidente Prudente são positivas. Em novembro, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais influenciados pela data deve crescer 10,5% e atingir R$ 875,2 milhões, de acordo com estimativas da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
As cinco atividades selecionadas devem apresentar aumento no mês de novembro, com destaque para aquelas que comercializam os itens mais procurados durante a Black Friday. A maior taxa de crescimento deve ser das lojas de móveis e decoração, com uma previsão de 54,4% de aumento nas vendas.
"No entanto, é importante destacar que este é um segmento de menor faturamento, sendo comum o registro de grandes variações para cima ou para baixo. Já o faturamento do varejo de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve exibir alta de 14,1%", expõe a entidade.
Os segmentos que comercializam bens essenciais de consumo também devem apresentar um bom desempenho. As vendas, tanto de farmácias e perfumarias quanto de supermercados, devem crescer 9,4%. Por fim, a expectativa é de que o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados aumente 4,3% em relação a novembro de 2023.
De acordo com a Fecomércio, as projeções otimistas estão baseadas "no mercado de trabalho aquecido e nas sucessivas quedas da taxa de desemprego". "Ou seja, há um aumento no contingente de pessoas com capacidade para consumir e o montante de recursos do décimo terceiro salário a ser injetado na economia será maior. Além disso, a renda cresceu e o mercado de crédito também tem exibido um desempenho positivo", avalia.
“Durante o mês de novembro, o comércio esteve movimentado com diversas liquidações, intensificadas na última semana com a chegada da Black Friday, em 29 de novembro. Essa data representa uma excelente oportunidade tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Os comerciantes renovam seus estoques para atender à crescente demanda de dezembro; e para os consumidores, é uma chance imperdível de aproveitar ótimas ofertas”, destaca Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio e diretor da Fecomércio-SP.
Segundo a Fecomércio, Black Friday dá início ao período de alta nas vendas de fim de ano e serve como um indicador de tendência. Durante a ocasião, os varejistas conseguem avaliar a disposição de compra dos consumidores, os produtos com maior demanda e até mesmo o perfil de pagamento. Com esses dados, podem ajustar os estoques e as estratégias, garantindo que estarão preparados para atender às demandas do Natal no mês seguinte. "Além disso, com mais dinheiro em circulação, devido ao pagamento do décimo terceiro salário, as famílias tendem a gastar mais em presentes, produtos de consumo e itens que elas não tenham adquirido durante a Black Friday. Assim, juntas, essas datas formam uma combinação poderosa, que ajuda a impulsionar o varejo e a economia local", pontua a Fecomércio.