Com alunos da Apae, Sesi Furquim fomenta atividades de Paratrekking

“Estamos entre os 10 projetos vencedores de toda a rede no Estado de São Paulo", comenta a coordenadora.

Esportes - Victor Rodrigues

Data 12/03/2015
Horário 08:38
 

O Centro Educacional do Sesi (Serviço Social da Indústria) do Parque Furquim, em Presidente Prudente, realiza hoje, das 8h às 11h, o Paratrekking. "Trata-se do trekking, uma caminhada orientada, com outras atividades adaptadas, como as modalidades paralímpicas, durante o percurso", relata Vanessa Patrícia Finco Corrêa, coordenadora de Esportes do Sesi. De acordo com a gestora, o evento é promovido pelos alunos do 2º ano do ensino médio e contará com a participação de cerca de 50 alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade, com deficiência intelectual e física.

Segundo Corrêa, a proposta foi organizada pelos próprios estudantes e conta com o apoio da equipe da escola. Os alunos da Apae percorrerão um trajeto, com pouco menos de 2 km (quilômetros), pelo CAT (Centro de Atividades) Belmiro Jesus, na própria instituição, e em cada ponto do percurso, chamado de "ponto de controle", realizarão uma atividade paralímpica, entre elas o basquete, vôlei sentado, boliche e a canoagem.

A iniciativa foi vencedora do Projeto Pedagogia do Exemplo denominado Acelera Jovens em Ação do Sesi, em novembro de 2014. Os alunos de todas unidades montaram um projeto esportivo, com o tema das Olimpíadas ou Paralimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, e o ganhador executa a ideia. "Estamos entre os 10 projetos vencedores de toda a rede no Estado de São Paulo", comenta a coordenadora.

 

Incentivo especial


Corrêa explica que o trekking não é uma modalidade paralímpica, mas o termo foi criado pelos alunos, justamente, pelo esporte interagir com outras modalidades. O objetivo é incentivar a prática esportiva de forma geral, sobretudo para os excepcionais. "A intenção é colocá-los em contato com as modalidades e também mostrar que tem potencial de investirem em uma carreira paralímpica, se quiserem", afirma.

Nesta semana, um profissional de educação física da Apae realizou um treinamento com os alunos para explicarem os conceitos e métodos das modalidades que irão praticar no Paratrekking. Da mesma forma, os estudantes do Sesi também receberam orientações de como auxiliar os colegas excepcionais durante a atividade. "Além de organizarem o torneio, nossos alunos também trabalharão como monitores. Será um dia de diversão e de troca de experiências enriquecedoras para todos", conclui a coordenadora.

 

 

SAIBA MAIS

ACELERA JOVENS EM AÇÃO

O projeto foi lançado pelo Sesi-SP e o CJE (Comitê de Jovens Empreendedores) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para promover o empreendedorismo entre o público juvenil. O concurso Acelera Jovens em Ação pretende estimular a interação entre os jovens no desenvolvimento de projetos ligados ao esporte e gestão. Um dos focos da iniciativa é contribuir para o legado social dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A ideia é que os alunos, por meio do desenvolvimento de um projeto esportivo, vivenciem diversas ações na área de educação física, criem gosto pelo esporte e que essa experiência possa auxiliá-los em sua formação e futuro profissional.

 
Publicidade

Veja também