Com 800 vagas na região, Unesp abre inscrições para vestibular nesta segunda

São 80 oportunidades em Dracena, 640 em Prudente e outras 80 em Rosana; candidatos terão até 10 de outubro para se cadastrar pela internet

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/09/2022
Horário 16:48
Foto: Divulgação
Provas da primeira fase serão aplicadas em 15 de novembro e as da segunda em 19 de dezembro
Provas da primeira fase serão aplicadas em 15 de novembro e as da segunda em 19 de dezembro

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) receberá, a partir de segunda-feira, as inscrições para o vestibular 2023, exame com oferta de 800 vagas na região de Presidente Prudente. Deste total, 80 são em Dracena, 640 em Prudente e 80 em Rosana.

Os candidatos deverão se cadastrar até as 23h59 do dia 10 de outubro, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). As provas vão ocorrer em 15 de novembro (primeira fase) e 19 de dezembro (segunda fase), em 35 cidades, sendo 31 municípios em todas as regiões do Estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O manual do candidato, com todas as orientações sobre o exame, está disponível nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (140 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (80), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).

Isenção e redução de taxa

Será encerrado no domingo o prazo para o recebimento dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa, cujo valor integral é de R$ 192. Os interessados poderão se inscrever ou cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Vunesp.

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o NIS (Número de Identificação Social) no requerimento de isenção.

Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 26 de setembro, no site da Vunesp. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 4 de setembro. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 26 de setembro.

A Unesp oferece ainda redução de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria Estadual da Educação e Centro Paula Souza). Estes candidatos pagarão taxa de R$ 48 e se inscreverão no mesmo período dos pagantes de taxa integral, de 5 de setembro a 10 de outubro.

O SRVEBP (Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Publicidade

Veja também